A Bahia começou a assistir a uma redução do número de idosos hospitalizados com diagnóstico para Covid-19. As pessoas com 60 anos ou mais representavam no primeiro trimestre do ano 53,1% dos pacientes internados com a infecção pelo novo coronavírus, agora eles correspondem a 39,2%. Uma redução de 13,9%. Enquanto isso, os baianos com idade entre 20 e 49 anos passaram de 26,6% para 35,7% dos internados com a infecção.
Houve redução também em relação aos óbitos confirmados por Covid-19 nessa faixa etária. Em 1º de janeiro de 2021 as pessoas com 60 anos ou mais eram 74,7% das mortas pela doença. Em 17 de janeiro, dia em que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 na Bahia, o índice era ainda maior: 74,9%. Nesta quarta-feira (25), quatro meses depois, o percentual é de 71,9%, segundo dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde (Sesab).
No mês de março o estado passou por um agravamento da pandemia da Covid-19 e registrou os índices mais altos de internação pela infecção em todas as idades. Mas desde então houve redução expressiva dos internamentos de idosos. No grupo de pessoas com idade entre 70 e 79 anos a queda das hospitalizações pela doença foi a maior, 81% na comparação de março com maio. Entre os de 60 e 69 anos a redução ficou em 70% e 80 anos ou mais 72%.
O médico intensivista Albert Bacelar, que atua na linha de frente do combate a pandemia, destaca a mudança que vem notando no perfil dos pacientes internados com a doença. Ele tem percebido incidência maior de pessoas mais jovens.
“Tem estudo correndo relacionando a variação com a variante de Manaus. Com a vacinação isso ficou mais expressivo, pacientes mais jovens, mais graves, precisando de mais recursos, como diálise e ECMO [Membrana de Oxigenação Extra Corpórea]”, analisou o especialista. “Hoje mesmo, nas UTIs que eu atuo, em três hospitais, tenho somente um paciente acima de 75 anos. Hoje metade fica entre 25 e 40 anos”, completou.
Especialistas atribuem a redução desses indicadores entre os idosos à vacinação, mas também sinalizam a influência de outros fatores. Segundo Albert, é preciso considerar que a população jovem, que passou a precisar mais de internamento, é economicamente ativa e, portanto, está mais tempo fora de casa pela necessidade de trabalhar. Além disso, é também o grupo dessa faixa etária quem está presente em eventos e festas clandestinas.
“Essa mudança no perfil de internados é multifatorial. Um deles é a vacina, outra pode ser a questão das variantes em circulação, e tem ainda o fato de que é o jovem que sai de casa”, explicou. Sobre o terceiro fator, o intensivista destaca também que, por estarem menos submetido ao distanciamento e isolamento social, os jovens consequentemente estão expostos a uma maior carga viral.
Bahia Noticias



Arquivo Pessoal
Image by Юрий Урбан from Pixabay 
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Imagem de Oliver Graumnitz por Pixabay
Foto: Luciano Ramos
Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Frutuoso
FOTO: GABRIEL LORDELO
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Vinícius Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti
Foto: Wilson Brito Filho/Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PM
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Fotos: Marcus Carneiro- Ascom/ Sudesb
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Arquivos pessoais
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laila Brito-SDR
Foto: Letícia Oliveira
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem: Ellen Guimarães
Imagem de Engin Akyurt do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Video
Foto: PC
Foto: João Neto/ Pascom diocesana
Foto: Divulgação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Nico Wall por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Video
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Arquivo Pessoal
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Divulgação
Video
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Edson Andrade
Image ilustrativa by TuendeBede from Pixabay
Imagem de Olya Adamovich do Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Arquivo pessoal
Imagem: Jair Medrado
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por OpenClipart-Vectors do Pixabay
Foto: André Fofano
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo