Hélio Alves -

FORMAÇÃO

Radialista desde 1995, com Curso de Locução para Rádio realizado pelo SINTERP/BA – Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade, em convênio com o CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (2002).

Web Jornalista desde 2010, com Curso de Jornalismo Aplicado à Web ministrado pela Ablap – Associação Brasileira de Locutores Apresentadores e Produtores de Rádio e TV, em combinação com a ANBJ – Associação Nacional Brasileira de Jornalistas (2014).

Bacharel em Direito pela Facemp – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo (2020).

BIOGRAFIA

Nascido na localidade rural do Barro, zona rural de Varzedo (BA), na data de vinte e três de outubro do ano de 1978, Hélio Alves de Souza sempre foi apaixonado por comunicação.

Durante sua infância, utilizando um machucador de tempero para simular o microfone, linha de costura de sua mãe para simular fio, e tampas de panela para simular os alto falantes, Hélio virava um armário velho que tinha no depósito de sua casa para simular a bancada do estúdio, e brincava de radialista lendo jornais que vinham da feira embalado no sabão. Ele também transcrevia em seu caderno textos publicitários que ouvia no rádio para ele mesmo anunciar em suas brincadeiras.

Durante sua adolescência na comunidade do Barro, em Varzedo, mesmo sem ter energia elétrica, utilizando uma bateria de carro e alguns equipamentos caseiros, Hélio montou uma emissora de rádio de curto alcance que era capitada pelos rádios dos vizinhos, em seguida começou a utilizar o som da igreja que participava, Bom Jesus do Barro, para anunciar os dias e horários de missas e posteriormente começou a fazer locução em leilões, bingos e em outros eventos da comunidade.

Em 1994 Hélio iniciava, na sede do município, sua carreira de radialista na Rádio Juventude FM, hoje Rádio Comunitária Varzedo FM, pertencente a Antônio Almeida (Toti), onde teve a oportunidade de cobrir festas de São João, eventos esportivos e inaugurações de obras, inclusive a inauguração da energia elétrica em sua comunidade natal, Bom Jesus do Barro.

Em maio de 1996 Hélio iniciava em Santo Antônio de Jesus (BA) seus trabalhos de radialista na Rádio Clube AM, hoje Clube FM – 92,7, onde está até o presente momento atuando nas áreas Musical, Jornalística e Religiosa. Em Santo Antônio de Jesus ele também atuou nos sistemas de sonorização de ruas RP Publicidade e ALF Publicidade.

No ano de 2000 Hélio iniciou seu trabalho voluntário na Pastoral da Criança (PC), um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja ação básica é o acompanhamento a crianças de até 6 anos e gestantes (projeto semelhante ao serviço realizado pelo agente comunitário de saúde). Na PC Hélio é líder, comunicador e capacitador na érea de comunicação.

Em março de 2015, Hélio Alves, que já escrevia para sites de notícias da região, fundou o Tribuna do Recôncavo, um portal de notícias, cujo editorial coincide com sua linha de trabalho, sempre prezando pela ética, verdade e seriedade.

“Nessas minhas duas décadas de rádio sempre busquei compartilhar conhecimento com os colegas de imprensa, e motivar quem quer ser radialista a realizar o seu sonho, seja incentivando-o a buscar uma rádio comunitária para ganhar experiência na área, a procurar uma instituição de ensino para realizar o curso técnico ou até mesmo a ingressar no curso de comunicação de nível superior. Afinal, com a qualificação ganham o profissional, a emissora que ele trabalha e a sociedade”, disse Hélio Alves.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SAJ: Djalma Almeida agradece a Hélio Alves pelo apoio e incentivo durante curso de Rádio e TV

SAJ: Radialista Hélio Alves fala sobre vocação profissional para alunos do Colégio Jardim Pampulha

SAJ: Hélio Alves realiza com colegas de imprensa 1º Encontro de Blogueiros do Recôncavo, Vale do Jiquiriça e Baixo Sul