Apaixonado pelo rádio, Djalma Almeida, residente no Bairro do Amparo, em Santo Antônio de Jesus (BA), entregou nesta última sexta-feira, dia 9, o trabalho de conclusão do curso de Rádio e TV ao Instituto do Conhecimento da Bahia (ICB). O TCC produzido foi um vídeo apresentando um programa romântico.

Ao Tribuna do Recôncavo, Djalma Almeida falou que, apesar de já ter atuado no rádio de 1992 à 1997, não tinha formação técnica e consequentemente o registro profissional. Djalma foi locutor musical na Recôncavo e repórter hospitalar do programa Rádio Comunidade na Rádio Clube.

De 1997 até 2019 ficou afastado do rádio e em janeiro de 2020, a convite do radialista Fábio Santos, começou a atuar como repórter correspondente, levando informações de Santo Antônio de Jesus para a Rádio Prazeres FM – 87,9 na cidade de Jiquiriçá, onde está até hoje com total apoio e reconhecimento do diretor chefe Lorilton Santos.

Também em 2020 Djalma Almeida deu início a formação mais esperada de sua vida. “Comecei a fazer o curso de Rádio e TV no ICB, onde tive um grande apoio, aconselhamentos e grandes experiências, principalmente na área do jornalismo, com o meu amigo e radialista Hélio Alves. Hélio que para mim é mais que um companheiro de imprensa, é um amigo que nos ajudou nessa grande caminhada”, disse Almeida.

Hélio Alves, radialista da Clube FM há 25 anos, editor chefe do Portal Tribuna do Recôncavo e capacitador na érea de comunicação da Pastoral da Criança, demonstrou sua felicidade pela conclusão do curso de Djalma e destacou a importância de motivar a formação profissional.

“Nessas minhas duas décadas de rádio sempre busquei compartilhar conhecimento com os colegas de imprensa, e motivar quem quer ser radialista a realizar o seu sonho, seja incentivando-o a buscar uma rádio comunitária para ganhar experiência na área, a procurar uma instituição de ensino para realizar o curso técnico ou até mesmo a ingressar no curso de comunicação de nível superior. Afinal, com a qualificação ganham o profissional, a emissora que ele trabalha e a sociedade. Amigo Djalma, sei que não foi fácil, mas após todo o seu empenho e dedicação, você chegou ao final de mais uma etapa e ao início de outra. Desejo a você muito sucesso profissional”, finalizou Alves.

Djalma Almeida agradeceu aos seus professores, funcionários do ICB, e ao coordenador do curso, professor Jorge Soares, por também fazer parte dessa vitória na conclusão do seu curso.

Djalma concluiu dizendo que estará sempre ao lado do povo. “Como radialista profissional estarei ao lado do povo para ouvir seus reclames, ajudando-os nos momentos difíceis dentro das nossas possibilidades e levando as informações com credibilidade”, assegurou Almeida.

Crédito da reportagem ao Portal Tribuna do Recôncavo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DJALMA: