O Colégio Jardim Pampulha, localizado na Rua do Calabar, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizou o projeto Vivendo e Aprendendo, o qual buscou propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho, como forma de expressão cultural, com o objetivo de perceber a importância das profissões para a sociedade.

No dia 30 de abril de 2019 o radialista e web jornalista Hélio Alves visitou a instituição para falar sobre sua profissão. Em um diálogo bem interativo com os alunos do 3º ano, crianças de 8 e 9 anos de idade, Hélio explicou como é feita a produção de matérias, principalmente sobre os cuidados que o profissional deve ter para que o conteúdo produzido alcance o seu objetivo de informar, conscientizar, mobilizar, e até mesmo alegrar, elevando a autoestima das pessoas.

Hélio Alves, que também é voluntário da Pastoral da Criança, falou sobre a importância do brincar. “A criança não brinca só porque gosta, ela brinca porque precisa. É brincando que a criança vai desenvolver sua vocação profissional (brincando da profissão que ela deseja seguir), vai aprender a aceitar as suas perdas (participando de jogos e atividades lúdicas), vai aprender a trabalhar em equipe, a liderar e ser liderado, entre outros benefícios. Mas atenção, a família deve controlar o uso dos eletrônicos (celular, tablet, computador, videogame, etc) e incentivar as brincadeiras tradicionais. Caso contrário, seu filho perderá o contato com as pessoas que estão em sua volta, podendo se tornar uma pessoa individualista, um dos fatores que pode levar a depressão”.

Hélio Alves é fundador e web jornalista do Portal Tribuna do Recôncavo, radialista da Radio Clube de Santo Antônio de Jesus e Bacharel em Direito.

SAJ: Radialista Hélio Alves fala sobre sua profissão para alunos do Colégio Jardim Pampulha - saj, noticias

Hélio Alves e a professora Maria Rita com os alunos do 3º ano | Foto: Divulgação

Segundo a direção do Colégio Jardim Pampulha, “a proposta do projeto Vivendo e Aprendendo é respeitar todos os tipos de trabalho, desconstruindo qualquer tipo de preconceito, onde trabalhamos todo caráter interdisciplinar. Na turma do terceiro ano A do fundamental I a nossa pesquisa foi sobre o Jornalismo, onde tivemos a participação do nosso querido amigo Hélio Alves que nos proporcionou um momento lúdico e esclarecedor. Agradecemos pelo apoio ao nosso projeto, pois nele buscamos focalizar aspectos positivos na profissão (Jornalismo) bem como assimilar novas propostas de aprendizagem”.

No final da apresentação, Hélio Alves recebeu dos alunos cartas com mensagens de agradecimento pela visita do mesmo, como também falando sobre a importância da profissão “Jornalista”.

Uma delas dizia: “Tio Hélio, nunca tinha visto um jornalista antes, só pela TV”.

Outra carta dizia: “Acho muito importante a profissão do Jornalista porque ele passa as informações pra gente”.

Fonte: Tribuna do Recôncavo