Trios elétricos, longas caminhadas, horas em pé e alimentação fora da rotina fazem parte da maratona do Carnaval. Mas, junto com a diversão, também aumentam as queixas de dores musculares, lesões ortopédicas e problemas gastrointestinais. Especialistas reforçam que medidas simples de prevenção podem garantir que os foliões aproveitem a festa até o último dia sem comprometer a saúde no pós-folia.
De acordo com Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita, durante o período carnavalesco os atendimentos ortopédicos mais frequentes estão relacionados a traumas por queda, sobrecarga muscular, dor lombar, dores nos pés e inflamações em tendões — especialmente entre pessoas que passam longos períodos em pé ou caminham mais do que estão acostumadas.
‘O excesso de esforço físico aliado ao uso de calçados inadequados é um dos principais fatores para lesões no Carnaval. Muitas pessoas passam horas pulando, caminhando ou dançando sem preparo adequado’, explica.
Segundo o especialista, a escolha do calçado é determinante para prevenir acidentes. ‘O ideal é usar tênis apropriados para corrida ou caminhada, ou sapatos fechados, confortáveis, com solado firme e já adaptados ao pé. Sandálias muito baixas, saltos, rasteirinhas ou calçados escorregadios aumentam o risco de torções e quedas’, alerta.
Ele também recomenda pausas para descanso e alongamentos leves ao longo do dia, reduzindo a sobrecarga nas articulações e ajudando o corpo a suportar melhor a intensidade da programação carnavalesca
Durante o Carnaval, manter a disposição também depende do que vai para o prato e para a boca. Dormir bem nos dias anteriores, não pular refeições e beber líquidos regularmente — e não só quando surgir sede — ajudam o corpo a lidar melhor com o calor, o esforço físico e o consumo de álcool, orienta a médica e professora da Afya Salvador, Adriana Lessa.
A hidratação deve ser prioridade: a média diária é de cerca de 30 a 35 ml de água por quilo de peso corporal, podendo aumentar entre meio litro e um litro em dias muito quentes ou de maior desgaste. Vale alternar com água de coco ou isotônicos para repor sais minerais. Também é importante moderar a bebida alcoólica, já que ela favorece a desidratação e reduz a imunidade.
Na alimentação, prefira comidas bem cozidas, evitando maionese, carnes expostas ao calor, lanches mal armazenados e muita atenção com a higiene. ‘Lave as mãos com frequência ou use álcool gel para fazer a higiene, evite compartilhar copos, latas e garrafas; hidrate-se bem. A imunidade depende de uma boa hidratação’, alerta Adriana.
Com atenção aos sinais do corpo, escolha adequada do calçado e cuidados com a alimentação, os foliões podem aproveitar o Carnaval com mais segurança, saúde e disposição – deixando apenas as boas lembranças para depois da folia.
Darana RP


Imagem de




Foto: Luciano Almeida 
Foto: Fred Pontes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Fred Pontes
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves
Divulgação
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 
Foto: Matheus Veríssimo
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
VIDEO
Divulgação
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
Foto: André Frutuôso e Secom
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Fotos: João Pamponet/SDR/GOVBA e Gilson Barbosa/SDR/GOVBA
Foto: João Valadares
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia