O período do Carnaval, marcado por calor intenso, longas horas de exposição ao sol, maquiagem pesada e uso de adereços, também tem sido sinônimo de aumento nos atendimentos oftalmológicos. Um levantamento da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro aponta crescimento entre 30% e 40% nos casos de conjuntivite tóxica ou alérgica atendidos em pronto-socorros durante a folia.
Segundo especialistas, boa parte desses quadros está relacionada ao uso inadequado de produtos nos olhos, como maquiagem não testada dermatologicamente e lentes de contato cosméticas adquiridas sem orientação médica. Dados da Revista Brasileira de Oftalmologia indicam que o uso de lentes inadequadas está entre as principais causas de úlcera infecciosa de córnea, uma condição grave que pode levar à perda visual se não tratada corretamente.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lentes de contato coloridas, mesmo sem grau, são classificadas como produtos para saúde de risco máximo (classe IV) e exigem prescrição médica. Ainda assim, o uso irregular e a circulação de produtos piratas aumentam significativamente durante o Carnaval, impulsionados pelo apelo estético das fantasias.
Para a oftalmologista Dra. Fábia Crespo, do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, o problema é subestimado por muitos foliões. ‘As pessoas associam a lente colorida a um acessório inofensivo, como uma bijuteria, mas estamos falando de um produto que entra em contato direto com a córnea. Quando não há avaliação médica, o risco de infecção, alergia e lesões sérias aumenta muito’, afirma.
Além das lentes, a combinação de suor, poeira, glitter e produtos químicos presentes em maquiagens pode desencadear reações inflamatórias nos olhos. A conjuntivite tóxica ou alérgica, comum nesse período, provoca vermelhidão, ardor, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos.
A oftalmologista Dra. Cláudia Morgado destaca que muitos pacientes recorrem à automedicação, o que agrava o quadro. ‘É comum a pessoa usar colírios emprestados ou sobras de tratamentos antigos. Isso pode mascarar sintomas e até piorar a infecção. Em caso de irritação persistente, o ideal é suspender o uso de maquiagem e lentes e procurar um especialista’, orienta.
Entre as principais recomendações para quem vai curtir a folia estão evitar o uso de lentes sem prescrição, optar por maquiagens hipoalergênicas, higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos e remover completamente maquiagem e lentes ao final do dia. O uso de óculos de sol com proteção UV também ajuda a proteger a visão durante os blocos diurnos.
Especialistas reforçam que, diante de sintomas como dor ocular, secreção, visão embaçada ou sensibilidade à luz, a procura por atendimento médico deve ser imediata. “Carnaval é tempo de alegria, mas a saúde ocular não pode entrar na brincadeira”, conclui Dra. Fábia Crespo.
Michael Fernandes


Imagem de Cindy Parks por Pixabay





Imagem de Bruno /Germany por Pixabay 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR