Será lançado na próxima segunda-feira, dia 7, na cidade de Amargosa (BA), o documentário “Caminhos, histórias e memórias de Pedro Calmon” de autoria da professora Ana Carla Nunes que é Turismóloga, Historiadora, Especialista em Cultura e Mestre em Educação, em parceria com o Coletivo Bahia de Dentro, projeto financiado pela Lei Aldir Blanc.
O documentário tem como objetivo apresentar a partir de imagens aéreas a beleza, a riqueza e a imponência dos patrimônios materiais da cidade de Amargosa, terra do ilustre Pedro Calmon, um passeio sensível pela história da cidade através da beleza da sua arquitetura presente nas casas, igrejas, praças e monumentos espalhados pela cidade. Além disso, como uma rica expressão de identidade e pertencimento, moradores e amantes da cidade, narram seu sentimento com relação a viver em Amargosa, cidade de Pedro Calmon.
O lançamento acontecerá no dia 7, a partir das 19h, na CAsA do DUCA (Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade). E nos dias 08 e 09 de novembro será feita a circulação do audiovisual como material didático com exibições nas escolas municipais: Almeida Sampaio e Dr. Armando da Silva Libório no Distrito das Três Lagoas.
O evento contará com a apresentação oficial do Coletivo Bahia de Dentro, formado em 2020 por historiadoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com objetivo de fomentar a pesquisa e o ensino de história local da cidade de Amargosa e Brejões. Na primeira apresentação presencial, as pesquisadoras Alessandra Nascimento, Amanda Gradil, Joyce Cleide Reis e Rita de Cássia Borges, receberão amigos e convidados que contribuem para a rica pesquisa historiográfica, mostrando os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e os futuros projetos deste Coletivo.
A programação será diversa, e contará com exposição fotográfica “Retratos da memória: Patrimônios Materiais de Amargosa-BA.” e momentos de valorização da cultura musical, com artistas que representam a riqueza e a diversidade musical do interior da Bahia, dentre eles Seu Casimiro Neri, mestre popular, compositor, poeta, que irá apresentar seu trabalho social como educador em uma apresentação que dividirá os palcos com seus alunos,dentre eles, o jovem talento que estreia na carreira musical, Marinês Ribeiro, também compositora e poeta, além disso, contaremos com a presença de Broto Pai e JaLu MC, agitadores culturais e professores do Projeto Educa Mais Bahia, representando a cultura do Hip-Hop na cidade e Lázaro Souza Alendasz, natural da cidade de Anguera e estará pela primeira vez em Amargosa levando o movimento cultural do Rap no interior da Bahia.
Informações e contatos:
Email: [email protected]
Instagram: @bahia_de_dentro
Site: https://bahiadedentro.wixsite.com/my-site
Os organizadores do evento agradecem à Prefeitura de Amargosa; Conselho Municipal de Política Cultural; CAsA do DUCA (Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade); Diretoria Municipal de Cultura; Atelier Ferrari, Coletivo Bahia de Dentro; EcoAres, Participantes entrevistados para o documentário, artistas convidados e todos direta e indiretamente envolvido nessa atividade.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Organizadores do evento


Artes: Divulgação


Foto: Fred Pontes 
Foto: PC
Imagem ilustrativa de Danny See Chuan Seng por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Fred Pontes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Divulgação
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves
Divulgação
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 
Foto: Matheus Veríssimo
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
VIDEO
Divulgação
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação