Será lançado na próxima segunda-feira, dia 7, na cidade de Amargosa (BA), o documentário “Caminhos, histórias e memórias de Pedro Calmon” de autoria da professora Ana Carla Nunes que é Turismóloga, Historiadora, Especialista em Cultura e Mestre em Educação, em parceria com o Coletivo Bahia de Dentro, projeto financiado pela Lei Aldir Blanc.

O documentário tem como objetivo apresentar a partir de imagens aéreas a beleza, a riqueza e a imponência dos patrimônios materiais da cidade de Amargosa, terra do ilustre Pedro Calmon, um passeio sensível pela história da cidade através da beleza da sua arquitetura presente nas casas, igrejas, praças e monumentos espalhados pela cidade. Além disso, como uma rica expressão de identidade e pertencimento, moradores e amantes da cidade, narram seu sentimento com relação a viver em Amargosa, cidade de Pedro Calmon.

O lançamento acontecerá no dia 7, a partir das 19h, na CAsA do DUCA (Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade). E nos dias 08 e 09 de novembro será feita a circulação do audiovisual como material didático com exibições nas escolas municipais: Almeida Sampaio e Dr. Armando da Silva Libório no Distrito das Três Lagoas.

O evento contará com a apresentação oficial do Coletivo Bahia de Dentro, formado em 2020 por historiadoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com objetivo de fomentar a pesquisa e o ensino de história local da cidade de Amargosa e Brejões. Na primeira apresentação presencial, as pesquisadoras Alessandra Nascimento, Amanda Gradil, Joyce Cleide Reis e Rita de Cássia Borges, receberão amigos e convidados que contribuem para a rica pesquisa historiográfica, mostrando os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e os futuros projetos deste Coletivo.

A programação será diversa, e contará com exposição fotográfica “Retratos da memória: Patrimônios Materiais de Amargosa-BA.” e momentos de valorização da cultura musical,  com artistas que representam a riqueza e a diversidade musical do interior da Bahia, dentre eles Seu Casimiro Neri, mestre popular, compositor, poeta, que irá apresentar seu trabalho social como educador em uma apresentação que dividirá os palcos com seus alunos,dentre eles, o jovem talento que estreia na carreira musical, Marinês Ribeiro, também compositora e poeta, além disso, contaremos com a presença de Broto Pai e JaLu MC, agitadores culturais e professores do Projeto Educa Mais Bahia, representando a cultura do Hip-Hop na cidade e Lázaro Souza Alendasz, natural da cidade de Anguera e estará pela primeira vez em Amargosa levando o movimento cultural do Rap no interior da Bahia.

Informações e contatos:

Email: bahiadedentro@gmail.com

Instagram: @bahia_de_dentro

Site: https://bahiadedentro.wixsite.com/my-site

Os organizadores do evento agradecem à Prefeitura de Amargosa; Conselho Municipal de Política Cultural;  CAsA do DUCA (Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade); Diretoria Municipal de Cultura; Atelier Ferrari, Coletivo Bahia de Dentro; EcoAres, Participantes entrevistados para o documentário, artistas convidados e todos direta e indiretamente envolvido nessa atividade.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Organizadores do evento