Promover a prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC), a partir de orientações a profissionais de saúde e agentes multiplicadores de informação. Este é o propósito dos workshops, reuniões e encontros realizados pelo Instituto de Nefrologia do Recôncavo (INERE) nas cidades de Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Madre de Deus ao longo do último mês. O resultado positivo da estratégia tem sido reconhecido não só pelos participantes das capacitações, mas também pelos pacientes, razão pela qual novos treinamentos devem acontecer até o final do ano.
O Simpósio “Interação e Saúde Renal”, realizado no último dia 24 na Policlínica Régis Pacheco, em Santo Amaro, foi um dos encontros idealizados pela equipe multidisciplinar do INERE com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e favorecer o alinhamento de condutas profissionais na prevenção e diagnóstico precoce da doença renal. “A capacitação dos profissionais da atenção básica e hospitalar tornam as equipes de saúde aptas a acompanhar e atender os pacientes renais de maneira mais apropriada, formando uma rede estruturada para o cuidado”, explicou a coordenadora de enfermagem do Instituto, Francislene Silva.
Segundo ela, o projeto inédito tem sido bem aceito em todos os municípios pactuados com o INERE porque demonstra um cuidado especial ao paciente renal, para além da unidade física do Instituto. “A iniciativa demonstra a preocupação com a saúde dos pacientes renais de forma integral, já que eles, muitas vezes, necessitam de atendimento de emergência hospitalar, internamentos, acompanhamento no Posto de Saúde da Família… Não há dúvidas de que as capacitações dos profissionais de saúde contribuem para a formação desta rede de apoio à saúde desses pacientes”, destacou.
De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica do Município de Santo Amaro, Marilzete Machado, nas capacitações foi possível perceber a importância da busca ativa dos pacientes de diversos grupos de risco – hipertensos, diabéticos, com obesidade, idosos, etc. “Hoje podemos dizer que toda a rede de saúde da Atenção Básica de Santo Amaro está capacitada e preparada para fazer os encaminhamentos necessários para atendimento específico no INERE, contribuindo para o diagnóstico precoce que, por sua vez, reduz as sequelas e os óbitos de pacientes renais crônicos do nosso município. Somos gratos pela parceria”, frisou.
Para o médico nefrologista Humberto Farias, sócio fundador e Diretor Operacional do INERE, o objetivo maior da iniciativa é educar, orientar e incentivar equipes multidisciplinares de saúde a ampliar o conhecimento sobre a prevenção da DRC. “O que estamos fazendo é colocar em prática o mais novo slogan do INERE: cuidar da saúde é nossa maior especialidade”, destacou o especialista, que também é coordenador dos Serviços de Nefrologia de Hospitais de Salvador (Municipal; Instituto Couto Maia, Professor Eládio Lassere e Hospital da Mulher), assessor da Diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e diretor da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN-BA).
Entre os pacientes que estão satisfeitos com a iniciativa do INERE está o aposentado José Marcos Sampaio de Almeida (50), primeiro a solicitar transferência das sessões de hemodiálise de Salvador para o INERE, em Santo Amaro. “As capacitações recentes realizadas pelo Instituto abrem um leque de informações que ajudam as pessoas a entenderem a real situação de um paciente renal e como contribuir para a prevenção da doença”, declarou.
José Marcos faz diálise há 19 anos e, desde 2021,! é tratado no INERE. “Ainda existem pacientes daqui do município que continuam fazendo (diálise) fora porque têm receio, mas eu acreditei na qualidade dos equipamentos, da estrutura e de toda a equipe multidisciplinar e não me arrependo. Desde quando comecei a fazer tratamento na minha própria cidade, minha qualidade de vida aumentou”, disse o aposentado.
O INERE, localizado na Rodovia BA, Km 420, em Santo Amaro, oferece hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de consultas com nefrologistas (particulares e por planos de saúde). O Instituto conta com infraestrutura moderna, atendimento humanizado, médicos experientes, equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar qualificada, ambiente seguro e sistema de tratamento de água com duplo passo. Além disso, oferece o serviço de fisioterapia aos pacientes durante as sessões de diálise.
Texto: Cinthya Brandão.


Foto: Divulgação


Foto: Luciano Almeida 
Foto: Fred Pontes
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Carol Sebastião
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves
Divulgação
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 
Foto: Matheus Veríssimo
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
VIDEO
Divulgação
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
Foto: André Frutuôso e Secom
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Fotos: João Pamponet/SDR/GOVBA e Gilson Barbosa/SDR/GOVBA
Foto: João Valadares
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia
Video
Foto: Yuri Almeida
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
PRF
Foto: Eduardo Andrade - Ascom/SDE
Foto: Caio Diniz