Promover a prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC), a partir de orientações a profissionais de saúde e agentes multiplicadores de informação. Este é o propósito dos workshops, reuniões e encontros realizados pelo Instituto de Nefrologia do Recôncavo (INERE) nas cidades de Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Madre de Deus ao longo do último mês. O resultado positivo da estratégia tem sido reconhecido não só pelos participantes das capacitações, mas também pelos pacientes, razão pela qual novos treinamentos devem acontecer até o final do ano.
O Simpósio “Interação e Saúde Renal”, realizado no último dia 24 na Policlínica Régis Pacheco, em Santo Amaro, foi um dos encontros idealizados pela equipe multidisciplinar do INERE com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e favorecer o alinhamento de condutas profissionais na prevenção e diagnóstico precoce da doença renal. “A capacitação dos profissionais da atenção básica e hospitalar tornam as equipes de saúde aptas a acompanhar e atender os pacientes renais de maneira mais apropriada, formando uma rede estruturada para o cuidado”, explicou a coordenadora de enfermagem do Instituto, Francislene Silva.
Segundo ela, o projeto inédito tem sido bem aceito em todos os municípios pactuados com o INERE porque demonstra um cuidado especial ao paciente renal, para além da unidade física do Instituto. “A iniciativa demonstra a preocupação com a saúde dos pacientes renais de forma integral, já que eles, muitas vezes, necessitam de atendimento de emergência hospitalar, internamentos, acompanhamento no Posto de Saúde da Família… Não há dúvidas de que as capacitações dos profissionais de saúde contribuem para a formação desta rede de apoio à saúde desses pacientes”, destacou.
De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica do Município de Santo Amaro, Marilzete Machado, nas capacitações foi possível perceber a importância da busca ativa dos pacientes de diversos grupos de risco – hipertensos, diabéticos, com obesidade, idosos, etc. “Hoje podemos dizer que toda a rede de saúde da Atenção Básica de Santo Amaro está capacitada e preparada para fazer os encaminhamentos necessários para atendimento específico no INERE, contribuindo para o diagnóstico precoce que, por sua vez, reduz as sequelas e os óbitos de pacientes renais crônicos do nosso município. Somos gratos pela parceria”, frisou.
Para o médico nefrologista Humberto Farias, sócio fundador e Diretor Operacional do INERE, o objetivo maior da iniciativa é educar, orientar e incentivar equipes multidisciplinares de saúde a ampliar o conhecimento sobre a prevenção da DRC. “O que estamos fazendo é colocar em prática o mais novo slogan do INERE: cuidar da saúde é nossa maior especialidade”, destacou o especialista, que também é coordenador dos Serviços de Nefrologia de Hospitais de Salvador (Municipal; Instituto Couto Maia, Professor Eládio Lassere e Hospital da Mulher), assessor da Diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e diretor da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN-BA).
Entre os pacientes que estão satisfeitos com a iniciativa do INERE está o aposentado José Marcos Sampaio de Almeida (50), primeiro a solicitar transferência das sessões de hemodiálise de Salvador para o INERE, em Santo Amaro. “As capacitações recentes realizadas pelo Instituto abrem um leque de informações que ajudam as pessoas a entenderem a real situação de um paciente renal e como contribuir para a prevenção da doença”, declarou.
José Marcos faz diálise há 19 anos e, desde 2021,! é tratado no INERE. “Ainda existem pacientes daqui do município que continuam fazendo (diálise) fora porque têm receio, mas eu acreditei na qualidade dos equipamentos, da estrutura e de toda a equipe multidisciplinar e não me arrependo. Desde quando comecei a fazer tratamento na minha própria cidade, minha qualidade de vida aumentou”, disse o aposentado.
O INERE, localizado na Rodovia BA, Km 420, em Santo Amaro, oferece hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de consultas com nefrologistas (particulares e por planos de saúde). O Instituto conta com infraestrutura moderna, atendimento humanizado, médicos experientes, equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar qualificada, ambiente seguro e sistema de tratamento de água com duplo passo. Além disso, oferece o serviço de fisioterapia aos pacientes durante as sessões de diálise.
Texto: Cinthya Brandão.
Foto: Divulgação
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Divonete Santana e Rosita Mayan

Foto: André Fofano
AQUIVO PESSOAL
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução/ Vídeo - Terra e Gente
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa | Foto: Vagner Casaes/ALBA
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Andreas Lischka por Pixabay
Image by Werner Heiber from Pixabay
Imagem de Uwe Baumann por Pixabay
Dettaios Comunicação
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas / Seagri BA
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de burlesonmatthew do Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Sharon Ang do Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa by David Mark from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Luís Capellão
Foto: Rodrigo Calzone/ FESEB
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Image by VSRao from Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Fotos: André Frutuôso
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Arquivo Pessoal
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem ilustrativa sobre a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Milena Andrade
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Arquivo Pessoal