Como referenciar site nas normas da ABNT é uma dúvida que muitos estudantes possuem no momento em que é necessário realizar a formatação de uma referência de site. Veja bem, para a elaboração de referências de sites é essencial seguir as normas técnicas e indicar o autor, os títulos e as datas de publicação.
Ainda assim, é de grande relevância o entendimento de por qual razão é preciso fazer a referência bibliográfica de site. No entanto, a melhor maneira de ter uma garantia e de defender os próprios ideais é a busca por trabalhos que já foram publicados e em outras produções de caráter acadêmico. É essencial a procura por temáticas de outros trabalhos de autores já publicados.
A partir das ideias de outros autores é possível que cada um dos estudantes consiga validar as suas ideias, por meio de teorias embasadas e respaldadas em assuntos relevantes que foram os assuntos de outros estudos. Tais referências podem ocorrer no momento em que se faz necessário citar site de acordo normas ABNT.
Por sua vez, a citação de site ocorre através da indicação do nome dos sites, títulos e de subtítulos de cada uma das publicações. Ainda que cada elemento dos sites possa sofrer alterações, as regras são as mesmas. A orientação é seguir com a elaboração de trabalhos de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa e não usar as formas coloquiais ou gírias.
As referências de artigo online, por sua vez, devem ocorrer de sites de confiança e com alto grau de qualidade em seus conteúdos. Mesmo assim, é fundamental compreender que nem todos os sites possuem materiais compatíveis com publicações, uma vez que é preciso dar preferência para as fontes de sites recomendados, como em um site do governo.
A partir do momento da obtenção de informações compartilhadas são donas de maiores probabilidades de se tratar de sites mais sérios, que cuidem das publicações de artigos acadêmicos e por essa razão são muito mais recomendados.
Como fazer referência de sites
Como referenciar sites ou alguma outra página da internet pode gerar alguns questionamentos por parte de estudantes que estão no processo da realização de trabalhos de conclusão de curso. As recomendações são de não fazer referências aos materiais que terão pouco tempo de duração na internet ou em alguma rede social.
Além do mais, uma reportagem de site pode ser uma excelente opção para a escolha de materiais que não apresentem informações incompletas, por exemplo, que podem prejudicar a acuracidade dos tópicos que foram pesquisados. As revisões constantes de cada conteúdo pesquisado se tornam hábitos recorrentes na vida dos estudantes que buscam por materiais complementares de sua pesquisa.
Ao colocar os termos pesquisados nos mecanismos de busca é imprescindível checar se as publicações online correspondem com as suas versões impressas. Por essa razão, em alguns casos é difícil a determinação de sua data de criação. Nos casos de postagens de blog, é possível fazer uma estimativa de suas datas de publicação se, por ventura, não houver a data de sua publicação explícita.
No caso da escrita de cada trabalho acadêmico é fundamental criar estimativas da sua data de publicação e, na circunstância do pesquisador não encontrar o ano em que o trabalho foi publicado, é preciso deixar a estimativa feita seguida de um ponto de interrogação e deixar entre colchetes.
Pois bem, o padrão dos textos e dos artigos que foram publicados e estão disponíveis online devem seguir a formatação apropriada em uma folha tamanho A4, o espaçamento entre as linhas e também o espaçamento adequado das margens tanto inferiores bem como superiores. A paginação também é um elemento imprescindível e deve seguir as normas ABNT.