O município de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia, promoveu um curso de fabricação de vassouras ecológicas direcionado aos catadores da Associação Vitória de Itacaré. Ministrado pelo professor Josenilton Macedo, conhecido como Galopeira, com larga experiência na área, e realizado no Centro de Reciclagem, o curso ensinou como produzir vassouras a partir do aproveitamento de garrafas pet. A gestão municipal, além de montar uma oficina no Centro de Reciclagem, doou para a Associação um kit para a produção de 1.008 vassouras.
A iniciativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente local, que é cercado da Mata Atlântica, assegura aos catadores uma renda extra com a venda das vassouras. O município de Itacaré adquiriu as vassouras ecológicas para a limpeza pública e o prefeito Antônio de Anízio informou que todas as repartições públicas, em breve, contarão com as vassouras ecológicas produzidas pela Associação de Catadores Vitória. As ações sociais, educativas e ambientais integram o Programa Lixão Nunca Mais, desenvolvido pela gestão municipal de Itacaré em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional.
Além da reciclagem de resíduos secos e molhados e de orientações sobre a separação correta e adequada do lixo, que já estão sendo realizadas pelo Programa de Coleta Seletiva, o município faz campanhas de conscientização de moradores e empresários sobre a importância da coleta seletiva e responsabilidade social e com o meio ambiente. Ações de educação ambiental também são desenvolvidas nas escolas municipais. Com isso, o município tem como metas ampliar cada vez mais a coleta seletiva, envolvendo toda a comunidade e bairros, e garantir geração de renda.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM