Conhecida por sua forte percussão que imprime expressões musicais afrodiaspóricas, o Afrocidade desbrava pela primeira vez o litoral sul baiano com estreia no Festival de Inverno de Itacaré (BA), que acontece nos dias 1 e 2 de setembro na Arena de Eventos do KM 5. Os anfitriões do Afrobaile, show realizado neste mês em Salvador com participação do O Kanalha e Pabllo Vittar, sobem ao palco no segundo dia do evento, a partir das 22h.
Considerada uma big band – definição para grandes grupos instrumentais – o Afrocidade foi fundado em 2011 através de um projeto social em Camaçari e ganhou destaque com sua sonoridade peculiar, nomeada pelo seu idealizador e vocalista, Eric Mazzone, como afro-regional-beat, uma junção de ritmos afro-brasileiros e caribenhos, como o arrocha, pagode, afrobreat, reggae e dub jamaicano, somada a letras politizadas.
Além de Mazzone (voz, bateria e direção musical), a banda Afrocidade é formada por José Macedo (voz), Fernanda Maia (voz e percussão), Rafael Lima (percussão), Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclado), Fal Silva (Guitarra) e os bailarinos Ghuto Cabral e Deivite Marcel. Para o Festival de Inverno de Itacaré, o grupo vai levar o repertório do seu primeiro álbum intitulado ‘Vivão’, lançado em 2022, além de outros clássicos.
O Festival de Inverno de Itacaré tem realização da Vila Baiana Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. Os ingressos podem ser adquiridos através do Ticket Maker (vendas.ticketmaker.com.br) ou nos diversos pontos de vendas fixos espalhados pelo estado.
O evento contará com dois dias de programação: no dia 01/09, Marcelo Falcão, Rachel Reis, Bruta Raça e DJ Wez Malora agitam o público. Já no dia 02/09, Maria Gadú, Afrocidade, DelaCruz e DJ Wez Malora comandam a festa.
ASCOM