A Veracel Celulose, indústria de papel que atua na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, é uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Estado. O ranking, elaborado pela Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países, foi divulgado nesta quarta-feira, dia 22. A Veracel figura na 9ª posição.
Pelo sétimo ano, o ranking estadual do GPTW identificou 10 organizações que trabalham para desenvolver excelentes locais de trabalho. Ao todo, 45 inscritas concorreram à premiação. A metodologia de análise inclui uma fase quantitativa, em que os colaboradores respondem a um questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pelas empresas.
De acordo com Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel Celulose, a pesquisa demonstra o resultado de práticas que a GPTW chama de culturais e que embasam o cuidado da Veracel com seus colaboradores, como diálogo aberto, foco no desenvolvimento constante dos colaboradores e, principalmente, respeito.
Entre as ações que se destacam dentro da companhia está o Ciclo de Gente, um processo robusto de gestão e liderança, que visa fomentar a cultura de dar e receber feedback em todos os níveis. “Para fazer isso de uma maneira estruturada, iniciamos treinando as pessoas. A pesquisa do GPTW foi mais uma maneira de obtermos um feedback amplo e transparente, que engajou as equipes e acelerou a nossa transformação”, comenta a gerente de DHO.
Resultados da pesquisa GPTW
Ao todo, o levantamento avaliou 45 empresas. Nos dois últimos anos, a companhia já havia conquistado a certificação GPTW, um selo de qualidade com uma análise apurada sobre o nível de satisfação dos funcionários. De acordo com o diagnóstico do clima organizacional da GPTW, o índice de satisfação dos colaboradores da Veracel evoluiu de 83% em 2018 para 89% em 2019. O acompanhamento dos resultados é feito de perto pela equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e também por toda liderança da companhia. A Veracel conta com mais de 3 mil colaboradores, sendo 732 próprios e 2.459 tercerizados.
Atuação durante a pandemia Covid-19
Desde o início da pandemia, a atuação da Veracel também se destaca pela agilidade e pela eficiência em orientar e proteger os colaboradores. A companhia foi uma das pioneiras do setor a alterar as rotinas de trabalho, contemplando todas as áreas da empresa. Vale destacar que o setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, segue operando durante a quarentena.
Sobre a Veracel Celulose
Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.
A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.
A empresa está localizada na Rodovia BA 27205, km24, Fazenda Brasilândia – Eunápolis – Bahia – CEP 45820-970 – Tel.: (73) 3166-8000. Para mais informações, acesse: www.veracel.com.br
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Matéria: Ariane Cordeiro, Adriana Vera e Silva e Lia Mara Sacon
Saiba mais sobre a Veracel no vídeo abaixo: