Criar um website, que seja possivelmente rentável e que siga todas as diretrizes do bom senso, não é uma tarefa fácil. Além de se preocupar com o estilo do layout e com qual conteúdo será postado, há outros pequenos detalhes que também ajudam a complementar um site de qualidade.
Portanto, com foco nessas particularidades que acabam sendo muito relevantes para a construção de uma página na internet, separamos dicas fundamentais que vão ajudar o [jovem empreendedor baiano] a alavancar o seu projeto digital.
Crie uma boa política de privacidade
Sabe aquela paginazinha que fica ali no rodapé do site ou em menor evidência na barra do menu? Então, essa é a [política de privacidade], que serve para informar aos usuários que suas informações podem ser coletadas e processadas.
Ela tem como objetivo deixar o usuário ciente. Se você ler com atenção, vai perceber que muitos sites fazem questão de detalhar a política de privacidade com o intuito de evitar eventuais problemas jurídicos. E isso é ainda mais evidente em sites que coletam dados, como por exemplo telefone, e-mail ou endereço.
Você pode encontrar diversos exemplos bem colocados em diferentes setores na web. Na aba dos jogos, por exemplo, a Betway, site de [caça níquel online], conta com uma página de política de privacidade muito ampla e que aborda diversos tópicos que explanam muito bem os mínimos detalhes para o seu cliente.
Já no ramo da comunicação e serviços de e-mail, plataformas como Skype e Microsoft também contam com uma página de política de privacidade completa que pode servir como exemplo para o seu site.
Mantenha o seu visitante de acordo com os cookies
Seu site tem a intenção de coletar dados pessoais dos seus clientes? Então é preciso ter consentimento dos mesmos. Uma maneira de fazer isso é colocando aquele simples pop-up sempre que o usuário visita o seu site.
Ao entrar na página, esse painel em miniatura (chamado de pop-up) vai perguntar se a pessoa deseja compartilhar os seus dados com o proprietário do site. Caso ela aceite, então você estará de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Por mais que possa parecer trabalhoso inserir essa ferramenta, é necessário informar a todos os internautas sobre a política de cookies do site. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Tenha uma boa página de contato
Se o site estiver bem cotado no Google, então você atrairá visitantes que ainda não conhecem o seu trabalho, ou seja, que não vieram por meio de redes sociais ou de indicações de amigos.
Para essas pessoas de primeira viagem, é fundamental ter uma boa página de contato — que seja prática, clean e que contenha todas as informações necessárias. Tudo isso ajuda muito a reforçar a marca da empresa.
Se você ocultar a página de contato ou não dar o devido espaço para ela, você poderá perder potenciais parcerias de negócio. Em um mundo online em que o networking é tão importante, o cliente precisa estar a um clique de distância.
Reserve um lugar para as redes sociais
É muito bom conseguir trazer o usuário para o seu site e fazer com que o mesmo consuma o seu conteúdo ou produto. Mas é melhor ainda tornar esse habito recorrente e uma das melhores estratégias para fidelizar o seu cliente gira em torno das redes sociais.
Portanto, na hora de criar uma página web, não se esqueça que é necessário ter um destaque bacana para essas plataformas com o propósito de linkar os seus perfis de Instagram, Facebook e Twitter.
Uma maneira interessante de fazer isso sem soar como forçado é colocando no rodapé ou na barra lateral de widgets. O público já espera que em nessas posições do site estarão as chamadas institucionais e essas localizações são ideais para um call to action para as redes sociais.
Tenha o seu Google Analytics em dia e confira os dados mensalmente
Entre as muitas plataformas e dispositivos que o Google consta no seu arsenal de funcionalidades, o Google Analytics é indispensável para um site recém-criado e é fundamental você aproveitar os benefícios que essa ferramenta trás.
Ele pode ser bastante útil, pois consegue analisar o tempo de uso nas páginas, o comportamento dos seus usuários, a localização geográfica de quem visita e muito mais.
O que não falta na internet são páginas que ensinam, por meio de tutorial, como instalar facilmente o Google Analytics. Portanto, não há desculpa para você não usar essa ferramenta valiosa.