Parentes de detentos da cidade de Brumado, no sertão produtivo, se reuniram mais uma vez para pedir pela inauguração do presídio da cidade. O equipamento segue fechado e os detentos da cidade estão alocados em instituições de outros municípios. Uma manifestação neste mesmo sentido já havia sido realizada em abril do ano passado. Em visita à cidade o governador Rui Costa anunciou que o presídio estaria em funcionamento em agosto deste ano.
Ainda em abril de 2020, foi anunciado que uma nova licitação para funcionamento do Conjunto Penal de Brumado, deveria ser retomada após o fim do isolamento social para conter a pandemia do coronavírus. Informações preliminares revelam que a empresa que será responsável pela gestão do equipamento já foi escolhida. Agora, falta o governador Rui Costa autorizar a inauguração do equipamento.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), para saber se as obras já foram finalizadas, por que a unidade não foi inaugurada, em que pé estão os trâmites para inauguração, quantos são e onde os detentos estão alocados, e se há uma previsão para a abertura do Conjunto Penal. Até o fechamento desta matéria, a Seap não enviou resposta.
Redação: Bahia Noticias | Informações: Achei Sudoeste