Por Vanessa Carvalho – zootecnista
Informações levantadas nos Estados Unidos indicam que apenas 14% dos rebanhos identificaram casos da síndrome do intestino hemorrágico – também conhecida pela sigla em inglês HBS, de Hemorragic Bowel Syndrome. Ainda mais preocupante é que 79,3% das vacas acometidas pela enfermidade são retiradas do rebanho por morte ou descarte. “Ainda pouco conhecida no Brasil, a síndrome é bastante perigosa e tem potencial para causar sérios prejuízos em uma propriedade leiteira”, alerta a zootecnista Vanessa Carvalho, gerente de produtos e serviços técnicos para bovinos de leite da Phibro Saúde Animal.
“Esse problema é caracterizado principalmente por hemorragia aguda no jejuno, a parte intermediária do intestino delgado, que pode subsequentemente levar à formação de coágulos sanguíneos intraluminais e obstrução. Como consequência, os animais apresentam diferentes sintomas, como depressão, estase – ou impotência – ruminal, diminuição repentina da produção de leite, queda no consumo, cólicas, desidratação, fezes escuras ou com presença de sangue coagulado e morte”, informa Vanessa Carvalho.
Doutora em nutrição de ruminantes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vanessa explica que a HBS é uma enfermidade ainda pouco diagnosticada no Brasil, apesar de presente em fazendas, e, justamente por isso, causa prejuízos em razão da queda repentina no leite e das baixas taxas de recuperação e de cura, levando grande parte dos animais a morte.
Para entender se existem animais sendo acometidos pela síndrome e se vacas podem estar morrendo, a necropsia é fundamental para entender os achados e associar com os sintomas característicos da doença.
“Os achados indicam que a síndrome do intestino hemorrágico pode estar relacionada à presença de bactérias, fungos e toxinas. Mais recentemente, alguns estudiosos vêm associando o fungo Aspergillus fumigatus ao principal causador da síndrome, uma vez que seu DNA é encontrado, frequentemente, em sangue e tecidos de vacas diagnosticadas com HBS. O Aspergillus fumigatus pode ser encontrado em forragens e ingredientes de rações. Para os pesquisadores, há duas principais hipóteses: o fungo contribui para as lesões intestinais e prejudica o sistema imunológico da vaca”, informa Vanessa Carvalho.
A síndrome pode atingir vacas em qualquer fase e ordem de lactação. No entanto, a maior taxa de ocorrência parece acontecer em animais de segunda lactação ou mais, vacas que estão no pico de lactação, mas podendo também ser diagnosticada em vacas com DEL (dias em lactação) entre 100 a 120. Rebanhos que tem maior produção, com maior ingestão de concentrado, também parecem ter maior incidência. Além disso, animais imunossuprimidos, também podem ser um denominador comum para maior ocorrência.
A síndrome foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1990. Estudo feito em 2009 revelou que o diagnóstico precoce ajuda a obter melhores taxas de sobrevivência, quando seguido de cirurgia com massagem manual do coágulo sanguíneo. Ainda assim, há risco de 39% de que a doença volte após os primeiros 12 meses.
“Diante da complexidade desse cenário, é preciso recorrer à prevenção. Além do manejo adequado, dieta balanceada, alimentos bem conservados, algumas soluções nutricionais podem auxiliar na melhoria da resposta imunológica dos animais, com a qual o rebanho responde com mais eficácia a agentes infecciosos em momentos de estresse. E esses momentos são muitos e variados, como o aparentemente ‘simples’ aumento de temperaturas no verão”, diz a especialista.
Estudos e relatos de campo, mostraram que a alimentação com OmniGen AF, especialidade nutricional produzida pela Phibro Saúde Animal, suporta os mediadores de saúde e ajuda a retardar o crescimento do Aspergillus fumigatus, o que contribui para reduzir a incidência da síndrome do intestino hemorrágico.
Fonte: Phibro Saúde Animal


Imagem de Charlie Boyd do Pixabay


Crédito: Iara Passos 
Image by congerdesign from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo