Ao oferecer alguns dos destinos mais badalados do País, a região de Porto Seguro tornou-se polo turístico dos mais importantes do Litoral brasileiro, razão pela qual vive dias de grande movimentação neste início de 2019. Depois de um Réveillon com 100% de ocupação nos hotéis, a procura por hospedagem continua intensa na alta estação, que se prolonga até o início de março, na Costa do Descobrimento.
Visitantes de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro e de países como a Argentina estão entre os mais atraídos pelas praias paradisíacas, ambiente festivo e monumentos históricos de Porto Seguro. Nas praias ou nos restaurantes é fácil encontrar italianos, chilenos, franceses e alemães. “Durante o Réveillon, vieram dois ônibus da Bolívia”, diz o secretário municipal do Turismo de Porto Seguro, Paulo César, otimista com mais uma excelente temporada.
Nas primeiras semanas do ano a ocupação média dos meios de hospedagem está em torno de 80%, segundo o presidente da seção Extremo Sul da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Wilson Spagnol. Alguns dos principais empreendimentos hoteleiros da região estão lotados.
É o caso do Costa Brasilis, em Santa Cruz Cabrália, onde todas as reservas para janeiro se esgotaram. “A tendência é continuar assim em fevereiro também”, prevê a supervisora de Grupos e Eventos do resort, Érica Azevedo. Na Praia de Taperapuan, em Porto Seguro, a demanda é crescente no Resort Village Arcobaleno, que dispõe de 160 leitos. A taxa média de ocupação é de 85%, segundo a assistente de Vendas e Reservas, Bethânia Flores.
Trancoso
Já a charmosa vila de Trancoso tem fluxo diário de visitantes intenso, somando-se entre eles celebridades como as atrizes Cláudia Raia e Paola Oliveira, e o goleiro Fábio, do Cruzeiro, que usaram as redes sociais para publicar fotos durante a permanência na Bahia. A ocupação hoteleira por lá está em torno de 90%, segundo Wilson Spagnol.
O recém-inaugurado Hotel Boutique Casa La Torre, único do Quadrado (o centro de Trancoso) com vista para o mar, já registra bom movimento. “Apesar do pouco tempo em operação, a procura por vagas tem sido intensa”, afirma Bruna Eugênia, do setor de marketing. O apresentador, jornalista e ator Dudu Camargo é um dos que fizeram reserva para janeiro.
Como atrativo para os frequentadores da vila, o hotel boutique programou para os quatro sábados de fevereiro o festival Jazz no Quadrado, com atrações do porte de Arismar do Espírito Santo e Hamilton de Holanda. A expectativa é de que a grande demanda dos visitantes prevaleça até março, quando acontece o festival Música em Trancoso, no Teatro L’Occitane. “Já temos reservas feitas pelo público desse evento”, finaliza Bruna Eugênia.
Repórter: Eduardo Bastos/ Ascom / Setur




Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de bobbycrim por Pixabay
Foto: Mariana Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti2