Mais de dois mil estudantes da rede estadual de 70 escolas de 13 municípios da área do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) movimentaram a cena artística e cultural de Cajazeiras, na tarde desta quinta-feira (30), com apresentações dos projetos estruturantes desenvolvidos durante todo o ano letivo e que integram a Etapa Territorial dos projetos artísticos e culturais da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O ginásio poliesportivo do bairro foi o palco para a mostra de cerca de 700 trabalhos classificados na Etapa Escolar.
As criações foram protagonizadas pelos estudantes sob o tema do Bicentenário da Independência, no âmbito dos projetos estruturantes da SEC: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE); Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE). Os trabalhos selecionados, nesta fase, vão ser apresentados na Etapa Estadual, quando acontecerá a culminância com estudantes de toda a Bahia, no mês de dezembro, em Salvador.
Em Cajazeiras, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou sobre a importância dos projetos estruturantes para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. “É preciso celebrar todos que estão aqui, que desfilam, cantam, dançam, declamam, escrevem e apresentam as suas riquezas, a arte e a cultura da Bahia. Meu coração está pulsante de alegria, porque sei que hoje é o resultado de um trabalho construído ao longo desse ano”.
O estudante Artur Elias Jesus, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, localizado em Itapuã, revelou que, ao trabalhar com o projeto nas áreas de teatro, dança, recital de poesia e música, houve uma mudança na sua perspectiva com relação ao futuro. “Além do aprendizado, que acrescenta muito ao currículo escolar, esta vivência mudou minha visão sobre o futuro, além de também exaltar a cultura negra”.
Para a estudante Francine Varjão, 16 anos, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Naomar Alcântara, em Cajazeiras 5, a música é a melhor forma de traduzir o que sente e pensa. “Não imaginava que seria assim. Através da música me encontrei e me identifiquei com o tema que escolhemos: ‘Jovens negros’. Estudamos e pesquisamos muito e, com a apresentação, revelamos a beleza da cultura negra. Nossa equipe é formada por amigos brancos e negros e queremos dizer que o racismo não tem lugar aqui”, enfatizou.
A diretora do NTE 26, Celeste Gomes, falou sobre a mobilização dos estudantes em torno da culminância da Etapa Territorial dos projetos estruturantes da SEC. “Aqui temos o resultado de toda uma proposta pedagógica que as escolas promoveram em 2023 com um diferencial, que é a integração ao currículo da unidade escolar. O que acontece aqui, hoje, é um verdadeiro mosaico de representatividade e especificidades”, comemorou.
Fonte: Ascom/SEC


Foto: Divulgação


Image by VSRao from Pixabay 
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
Arquivo Pessoal
Imagem por GiltonF do Pixabay
Crédito: @henriquesfilmss
Image by Devanath from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Arquivo Pessoal
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay