Por Paula Moraes – Redatora Freelancer
A IoT (Internet of Things) está transformando completamente a forma como interagimos com o mundo à nossa volta. Através de um conjunto de sensores, dispositivos e objetos conectados à internet, é possível ter uma visão muito mais ampla sobre tudo o que nos cerca.
Esse artigo irá explicar o que é IoT, suas principais vantagens e 5 aplicações mais importantes no cotidiano. Vem conferir! Aproveite e acompanhe também: GIBA BARROSO FALOU SOBRE A IMPORTANCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO.
O que é o qual o objetivo da IoT?
A IoT, como já falamos, é a interconexão de objetos e dispositivos através da internet. Mas o que isso quer dizer na prática? Basicamente, a IoT torna possível que os objetos “conversem” entre si e com os seres humanos de forma automatizada. Basicamente, a IoT funciona através de uma rede de sensores, objetos e equipamentos conectados à internet. Esses sensores são capazes de coletar diversas informações sobre o ambiente em que estão inseridos e enviá-las para um dispositivo central. Podendo ser um computador, smartphone ou qualquer outro tipo de aparelho.
O objetivo dessa tecnologia é tornar a vida das pessoas mais prática e segura, além de oferecer um maior controle sobre milhares de processos em diferentes áreas de aplicações. Com a IoT, é possível monitorar tudo o que está acontecendo em tempo real e tomar decisões mais assertivas. Um excelente exemplo de uso dessa tecnologia são os smartwatches, que são capazes de coletar diversas informações sobre o seu dia a dia. Sendo desde a quantidade de passos dados até a qualidade do sono. Tudo isso é possível graças à IoT.
Outro exemplo bem interessante é a chamada “casa inteligente”. Essa tecnologia permite que você controle diversos aspectos da sua casa através de um smartphone. Como abrir e fechar as portas, acender e apagar as luzes e até mesmo regular a temperatura.
Principais vantagens da IoT
Como já falamos, a IoT está transformando completamente a forma como vivemos e interagimos com o mundo. Mas qual é a principal vantagem dessa tecnologia? A resposta é: a eficiência! Com a IoT, é possível automatizar diversos processos e tarefas do dia a dia, o que torna a vida das pessoas mais fácil e prática. Além disso, a IoT oferece um maior controle sobre os processos, o que resulta em uma redução de custos e aumento da eficiência.
Outra vantagem interessante da IoT é a possibilidade de monitoramento em tempo real. Com a IoT, é possível ter um controle total sobre tudo o que está acontecendo, o que torna possível tomar decisões mais assertivas e preventivas. Não podemos esquecer da interconectividade, que é outra característica importante da IoT. Com a interconectividade, os objetos “conversam” entre si e com os seres humanos de forma automatizada, o que torna possível uma comunicação mais eficiente e rápida.
5 aplicações da IoT mais importantes
Agora que já sabemos o que é IoT e quais são as suas principais vantagens, chegou a hora de conhecer 5 aplicações dessa tecnologia. E observar como elas estão mudando completamente o nosso dia a dia. Vamos lá?
#1 Dispositivos vestíveis
Os wearables geralmente são pequenos dispositivos vestíveis que coletam dados sobre o nosso corpo e o ambiente ao nosso redor. Os mais populares são os relógios com telas inteligentes, como o Apple Watch e o Samsung Gear. Mas também podemos citar os óculos de realidade aumentada, como o Google Glass. Além de monitorar diversos parâmetros fisiológicos, os wearables também são capazes de interagir com outros dispositivos IoT, como automações residenciais e veículos inteligentes.
#2 IoT na saúde
A IoT também está mudando a forma como cuidamos da nossa saúde. Cada vez mais, os dispositivos IoT estão sendo incorporados ao mundo da medicina. Seja para o monitoramento de pacientes em casa ou para o auxílio no diagnóstico e tratamento de doenças. Os benefícios da IoT para a saúde são inúmeros. A IoT pode ajudar a melhorar a eficiência do atendimento médico, reduzir erros médicos e aumentar a segurança do paciente. Além disso, a IoT também pode ser usada para monitorar o bem-estar dos pacientes e prevenir doenças. Por exemplo, a integração da tecnologia IoT aos leitos hospitalares e displays inteligentes conectados a aparelhos oxímetros e desfibriladores se tornam fundamentais para o monitoramento dos pacientes. Dessa forma, os médicos podem ter acesso às informações dos pacientes em tempo real e tomar as medidas necessárias para garantir o bem-estar das pessoas.
#3 IoT na hotelaria
Os dispositivos IoT estão sendo usados para melhorar a segurança dos hóspedes, gerenciar o consumo de energia e oferecer um serviço mais eficiente. Essa tecnologia também está sendo usada para criar experiências de hospedagem personalizadas para os hóspedes. Por exemplo, os hóspedes podem usar um aplicativo para controlar o quarto, solicitar serviços e acessar informações sobre o hotel. Além disso, os sensores IoT podem ser usados para monitorar o consumo de energia dos hóspedes e garantir que todas as áreas do hotel estejam sempre limpas e seguras.
#4 Monitoramento de tráfego
A IoT está sendo amplamente utilizada para monitorar o tráfego, contribuindo com o conceito de cidades inteligentes. O monitoramento do tráfego é feito através de sensores IoT que coletam dados em tempo real sobre o fluxo de veículos e o tráfego. Com isso, é possível otimizar o tráfego, diminuir o número de acidentes e aumentar a eficiência do transporte público e privado. Um bom exemplo da aplicação dessa tecnologia é o Google Maps e Waze, que já utilizam o IoT para monitorar o tráfego e ajudar os motoristas a encontrarem o melhor caminho.
#5 Gestão de frotas
Por fim, a IoT também está sendo usada para gerenciar frotas de veículos. Os dispositivos IoT são instalados nos veículos e coletam dados sobre a localização, o tempo de viagem, o consumo de combustível e outras informações importantes. Com isso, é possível otimizar a rota, melhorar a eficiência do transporte e reduzir o custo da frota. Além disso, a IoT também pode ser usada para monitorar o estado dos veículos e garantir a segurança dos motoristas.
O que achou dessas aplicações da IoT? Com certeza, essa tecnologia está mudando a forma como vivemos e trabalhamos.
Paula Moraes – Redatora Freelancer


Imagem por jeferrb do Pixabay


Imagem de Pexels por Pixabay 
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
Arquivo Pessoal
Imagem por GiltonF do Pixabay
Crédito: @henriquesfilmss
Image by Devanath from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Arquivo Pessoal
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem de monicore por Pixabay
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Cesar Abud from Pixabay
Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: PM
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Imagem de Harry Strauss por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Daniel Reche from Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Sapeaçu na Mídia.
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Kevin Phillips por Pixabay
Foto: Antonio José/ Agencia Brasil
Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Alan Santos/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal