Incidentes aumentam anualmente, mas empresas de qualquer porte podem se precaver com dicas básicas e baratas
Em meados de maio, uma grande instituição revelou ter sofrido um ataque cibernético que ocasionou o vazamento de dados de 53 mil clientes, expondo a visualização não autorizada de informações relacionadas a contratos de veículos. O número de ataques desse tipo aumentou nos últimos meses. Em abril, outra instituição informou uma fragilidade no sistema que permitiu o vazamento de dados de cartões de crédito de clientes. Os vazamentos prejudicam a imagem das empresas, e também doem no bolso. Após a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), empresas podem ser multadas se deixarem as informações de seus clientes vulneráveis. Por isso, especialistas alertam que não importa o tamanho do negócio, é necessário investir em segurança para proteger os dados dos clientes.
“Estimativas falam que 50% a 60% dos pequenos e médios negócios sofrem algum tipo de ataque cibernético ou vazamento de dados todos os anos e infelizmente eles são os alvos preferidos dos bandidos, já que a maioria não tem estrutura tecnológica robusta para se proteger, como fazem as grandes empresas com equipes de TI. Por isso, essas empresas precisam ficar de olho em outras formas de proteção básicas, como adoção da cultura de proteção de dados por parte dos funcionários e clientes”, alerta Fernando Weigert, diretor da Alias Tecnologia, que fornece soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento financeiro e de veículos.
Entre as providências indispensáveis, que devem constar nos manuais e normas de qualquer empreendimento, ele enumera as seguintes: evitar exposição desnecessária, não comentar os negócios da empresa, não postar fotos, não abrir e-mails desconhecidos, não abrir boletos de pagamentos, ter cuidados com acessos externos, ler as políticas de privacidade e não repassar senhas são algumas das práticas básicas que devem constar nos manuais e normas da empresa.
Exemplo de empresa que precisa lidar com um volume grande de dados de clientes, a Alias trabalha diariamente para identificar e resolver possíveis fragilidades. “Antes mesmo de a LGPD entrar em vigor, em 2019, a empresa já estava empenhada no assunto, tendo planos e estratégias formuladas e aplicadas no dia a dia. Tal procedimento resulta em um alto patamar de controle e rigidez no tratamento, compartilhamento e armazenamento dos dados e informações a que tem acesso”, diz Weigert.
Uma pesquisa recente do Massachusetts Institute of Technology (“MIT”) publicada no Journal of Data and Information Quality da ACM (Association for Computing Machinery) aponta que vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil, sendo que mais de 205 milhões de dados de brasileiros vazaram de forma criminosa em 2019. Em número de incidentes relevantes, de grande porte, o país saltou de 3, em 2018, para 16 em 2019, de acordo com a pesquisa.
O que fazer na prática
Mesmo para aquelas empresas que não podem investir muito dinheiro em softwares de segurança ou não contam com um suporte de TI, existem algumas formas básicas e baratas para proteger os dados dos clientes. São elas:
Política de proteção e segurança de dados: produção de um documento com regras práticas e diretrizes sobre segurança da informação. As políticas atualmente devem cumprir as exigências da nova Resolução 4658 em caso de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem. Essa espécie de manual deve conter as ações mais relevantes para assegurar as informações utilizadas nas organizações, como quem deve ter acesso aos documentos, normas internas de regulação de uso de dispositivos móveis nas dependências da empresa, contrato de confidencialidade, como acessar os dados dos clientes, quem está autorizado e qual a hierarquia, como utilizar redes sociais, entre diversas outras ações que organizam o acesso aos dados.
Backups: Backups regulares evitam a perda de dados dos clientes. Com a ascenção dos chamados “ransomwares” é interessante além dos backups em nuvem ou em storage, ter também os chamados backups removíveis quando possível, ou seja, backups que podem ser removidos e desligados de qualquer que seja a rede. Podemos citar como exemplo os backups em fitas protegidas por chave criptográfica, onde uma fita é imobilizada num cofre, contendo pelo menos os dados do dia anterior se os outros backups e réplicas na nuvem falharem em defender-se de um destrutivo ransomware.
Controle de acesso: O acesso aos dados não deve ser atribuído a qualquer profissional. A responsabilidade precisa estar centrada em um administrador, de preferência com cargos de gerência e confiança da empresa, além disso os acessos quando remotos nunca devem ser feitos via NAT direta como tem sido propagado, mas preferencialmente com VPNs do tipo cliente-servidor que tenham rígidos controles de acessos bem como a identificação do usuário único na VPN com restritos acessos aos serviços necessários. Páginas da web administrativas devem também funcionar com restrição de IP ou VPN. Pela nova LGPD, os responsáveis precisam ter medidas de segurança e técnicas administrativas aptas a proteger os dados pessoais de seus clientes.
Criptografia: Conjunto de técnicas que protegem informações. Por meio dessa solução, apenas pessoas autorizadas conseguem decifrar os dados utilizando códigos de acesso restrito, sem riscos de extravios ou cópias indevidas.
ASCOM


Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo. 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR
Foto: Laíse Ribeiro/ Sistema FIEB
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap de Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
FOTO: Arivaldo Publio02
Video
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Elena Borisova from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Claudio Lima
Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia