Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou nove pássaros silvestres sendo transportados de forma irregular na BR-242, em Barreiras, no Extremo Oeste baiano. O flagrante ocorreu na noite de segunda-feira, dia 17. Segundo a PRF, as aves eram levadas dentro de um ônibus de turismo que foi parado na altura do km 800 da rodovia.
Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram as aves presas e amontoadas em gaiolas, em compartimento escuro, sem ventilação, sendo que duas delas estavam mortas. Os animais resgatados são da espécie trinca-ferro e canário. Ainda de acordo com a PRF, o responsável pelo transporte dos animais é o próprio motorista do ônibus, que não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais.
Questionado, ele informou que recebeu R$ 200 reais para transportá-las de Araras, no interior de São Paulo, até a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, a pedido de um criador. A PRF informou que o motorista vai responder na Justiça por crime contra o meio ambiente. Já os pássaros foram levados para o órgão ambiental local, onde devem receber os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza. A ação contou com apoio da Polícia Militar (PM-BA).
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias