Mobilizar a população em torno de temas e atividades relacionadas às áreas científicas e tecnológicas. Esse é o propósito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência do Brasil, que tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Na Bahia, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a 20ª SNCT vai acontecer entre os dias 16 e 20 de outubro, com programação diversificada, que pode ser consultada no site www.secti.ba.gov.br.
O público poderá participar de conferências, mesas redondas, eventos interativos, diálogos interculturais e visitas guiadas. A abertura da SNCT ocorrerá na próxima segunda-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário André Joazeiro e demais autoridades. Em seguida, haverá uma conferência ministrada pela doutora Jaqueline Goes e mediada pela doutora Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia. Outras iniciativas, como a Mini Mostra Maker, estão programadas para ocorrer no IAT.
Entre os dias 18 e 20, ações estão programadas para o Parque Tecnológico da Bahia, como demonstração de robôs, operando de forma autônoma e semiautônoma, e visitas guiadas ao caminhão da Huawei 5G e ao Centro Integrado de Comando de Controle Móvel. As Instituições de Ensino Superior também realizarão eventos pelo interior da Bahia. Além dessas iniciativas, entre os dias 18 e 28 estará ancorado no Terminal Marítimo de Salvador (Contermas), o Barco Darwin200, agenda coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Secti.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, destaca a relevância da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. “É um evento que celebra o poder da pesquisa, da inovação e da descoberta em nosso país. Na SNCT, teremos a oportunidade de promover o diálogo sobre a importância do conhecimento científico e tecnológico, destacando como essas áreas oferecem soluções para os problemas do cotidiano. Queremos aproximar ainda mais a ciência da sociedade e mostrar ao público os trabalhos de cientistas e pesquisadores de toda a Bahia”.
Para a organizadora da SNCT na Bahia, a superintendente Desenvolvimento Científico da Secti, Márcea Sales, popularizar a ciência, especialmente entre jovens e crianças, é uma importante agenda para o poder público. “A Secti, sendo uma secretaria de Estado, tem a responsabilidade de fomentar o conhecimento científico. A Semana vai ter ações na capital e no interior. Então, podemos dizer que é um evento que vai acontecer nos 27 territórios de identidade. Com o objetivo de popularizar a ciência, a SNCT visibiliza o que a Bahia, sob a liderança do Governo do Estado, está produzindo de ciência e tecnologia”.
Deixe seu comentário