O vice-governador Geraldo Júnior participou nesta quinta-feira (30) da abertura do Fórum do Comércio 2025, realizado na Casa do Comércio, em Salvador, evento promovido pelo Sistema Comércio BA e pelo Sebrae Bahia. Com o tema central voltado para inovação, marketing digital e o futuro dos negócios, o encontro reúne até amanhã (31) empreendedores, especialistas e lideranças do setor em dois dias de palestras e oficinas práticas voltadas para o fortalecimento da economia baiana.
Em sua fala, Geraldo Júnior destacou o papel estratégico do comércio na geração de empregos e renda e ressaltou o momento positivo vivido pelo setor na Bahia. ‘O comércio é um dos motores da nossa economia, um setor que pulsa, gera oportunidades e movimenta cada canto do nosso estado. Estamos vivendo um ciclo de retomada e crescimento, com a Bahia liderando a geração de empregos no Nordeste e consolidando um ambiente cada vez mais favorável à inovação e ao empreendedorismo. Além disso lideramos o turismo e os investimentos na área social e em infraestrutura em todo o país e isso logicamente tem um desdobramento na indústria e no comércio’, afirmou o vice-governador.
De acordo com dados apresentados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o estado gerou mais de 35 mil empregos formais apenas no segundo trimestre de 2025, alcançando o 1º lugar no Nordeste. O setor de comércio e serviços figura entre os que mais contribuíram para esse saldo positivo.
Durante o evento, Geraldo Júnior enfatizou ainda o papel do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal no apoio aos empreendedores e na ampliação de políticas de crédito e capacitação. ‘O governador Jerônimo Rodrigues tem uma diretriz muito clara: fortalecer quem produz e quem emprega. Programas como o Credibahia e as ações em parceria com o Sebrae e o Sistema Comércio demonstram o nosso compromisso em criar condições reais para o crescimento do comércio baiano, com foco em inovação, tecnologia e formação empreendedora’, completou.
O Fórum do Comércio 2025 apresenta uma programação voltada às principais demandas do setor, com oficinas práticas sobre atração de clientes nas redes sociais, criação de conteúdo digital e palestras magnas sobre coragem empreendedora, futuros desejáveis e impactos da inteligência artificial nos negócios.
Com público estimado em 2 mil participantes, o evento consolida-se como um dos principais espaços de debate e atualização do setor comercial no estado, reforçando o compromisso conjunto do Governo da Bahia, Sistema Comércio e Sebrae com a modernização e o fortalecimento dos negócios locais.


Foto: Carlos Alberto


Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia 
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida