O novo Filia, programa de filiação partidária da Justiça Eleitoral, está sendo testado por servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e dos demais TREs do Nordeste e do Tocantins durante encontro realizado na sede do Regional maranhense, entre os dias 7 e 9 de maio. No encontro, conduzido por representantes do Tribunal Superior Eleitoral, definiu-se que o novo Filia vai estrear em junho, quando será divulgada a lista especial de filiados aos partidos.
Depois de 20 anos sob a responsabilidade das corregedorias dos TREs, a filiação partidária volta a ser competência das secretarias judiciárias, onde originalmente acontecia essa etapa do processo eleitoral. O chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos do TRE-BA, Jonas de Oliveira Júnior, explica que o objetivo da mudança é que o cadastramento dos filiados se torne mais ágil e fácil de operar pelos partidos políticos.
Jonas está no Maranhão, representando a Região Nordeste na condição de gestor responsável por multiplicar as informações sobre o programa entre os servidores dos Tribunais. Para ele, essa foi uma mudança necessária. “O Filia Web já estava ultrapassado e não possibilitava inovações”, avalia. Entre as novidades, Jonas destaca a possibilidade de os partidos administrarem a geração de senhas, algo que torna o programa mais acessível e fácil de operar. “Agora é, sem dúvidas, um sistema que diz respeito diretamente aos partidos”.
Novo Filia
O sistema de filiação partidária Filia Web ainda está em operação. Esse sistema roda no Elo 6, plataforma de acesso restrito à secretaria judiciária do TRE-BA. A base do novo Filia é desenvolvida no Odin, Sistema de Autenticação e Autorização da Justiça Eleitoral. É nesse modelo que a lista especial de junho será processada.
No Odin, também funcionam outros sistemas que a Seção de Registro de Partidos e Candidatos tem acesso, conta Jonas. É onde está o SGIP, Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias e também onde se hospeda o Cand, que realiza o Registro de Candidaturas. O Odin ainda é responsável pelo APF, Sistema de Apoiamento aos Partidos em Formação.
Jonas acredita que, com o novo programa, o cadastro dos filiados será mais simples e menos passível de erros. O chefe da Seção destaca a necessidade de campanhas para conscientizar os partidos sobre o funcionamento do Filia. Segundo ele, ainda é comum encontrar casos em que presidentes de partido, que cadastram todos os filiados, deixam de se cadastrar porque imaginam que esse cadastro será automático. “Isso não procede e pode gerar problemas para uma possível candidatura”, alerta o servidor.
Outra realidade comum na filiação partidária, segundo Jonas, é que os partidos costumam esperar até o último dia do prazo para a submissão das listas. Com isso, o sistema fica sobrecarregado e impossibilita o envio das listas. Jonas lembra que o FiliaWeb já permite a submissão das listas em uma data bem anterior a do prazo final.
O registro fica arquivado e é processado apenas na data comum a todos os partidos, em um mecanismo semelhante ao de um e-mail salvo na pasta rascunho. “Por mais que a gente esclareça isso, os partidos ainda não fazem, talvez por estratégia política”, observa Jonas. Com o novo Filia, ele acredita que também essa situação poderá ser diferente.
Os partidos que ainda não têm acesso ao sistema de filiação partidária devem solicitar cadastro para a Justiça Eleitoral. Apenas desta forma, será possível realizar filiações, desfiliações e submeter a relação dos filiados ao processamento pelo TSE.
Matéria: Carla Bittencourt com informações da ASCOM do TRE-MA
Foto: ASCOM/TRE-MA


Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas


Foto: Reprodução/ Vídeo 
Image by VSRao from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
Arquivo Pessoal
Imagem por GiltonF do Pixabay
Crédito: @henriquesfilmss
Image by Devanath from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Arquivo Pessoal
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay