Os transtornos mentais atingem milhões de pessoas em todo o mundo, sendo visto um crescimento considerável do número de casos em mulheres especificamente. Mas, o que muitas pessoas questionam é sobre o que leva uma pessoa a ter esses transtornos. Na verdade, não há apenas um, mas vários fatores estão associados ao desenvolvimento de um transtorno mental.
Agentes de mudanças sociais importantes, as mulheres são referências dentro de seus núcleos familiares e representam parte fundamental da força de trabalho, entre outras atividades que tornam sua rotina bastante movimentada. Devido a isto, muitas vezes, esquecem do principal: cuidar da saúde mental. Como se não bastasse as inúmeras funções desempenhadas, ainda são frequentemente submetidas a diversos fatores estressores internos e externos que prejudicam a sua estabilidade emocional.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) que afirma que a saúde mental feminina é afetada por seu contexto de vida e por fatores externos socioculturais, econômicos, de infraestrutura ou ambientais, a transformação desses fatores seria o ideal para uma prevenção primária dos adoecimentos psicológicos das mulheres.
De acordo com o médico psiquiatra, Dr. Rogério Jesus, várias questões potencializadoras podem contribuir para o adoecimento psíquico das mulheres já que diariamente estão vulneráveis à pressões sociais, emocionais e estéticas. “Além das questões estruturais da sociedade como atribuição das tarefas domésticas à elas, ainda existem os abusos físicos, psicológicos e emocionais, às vezes a falta de momentos de lazer e descanso, questões econômicas, como a dependência financeira da família, a baixa qualidade de vida, a repressão sexual e/ou submissão ao parceiro, a vulnerabilidade relacional e ainda processos biológicos e distúrbios hormonais, são algumas situações que podem afetar o psicológico delas,” destacou.
Transtornos que mais acometem as mulheres
Segundo o especialista, os transtornos psicológicos mais frequentes entre as mulheres são a depressão, a ansiedade, distúrbios associados ao puerpério, a compulsão, anorexia e bulimia, problemas que necessitam de ajuda profissional.
Dados da OMS apontam que o Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina, com cerca de 5,8% da população sofrendo da doença. Ainda, na relação entre homens e mulheres, os casos nas mulheres têm um aumento 30% em comparação aos homens.
Conforme Dr. Rogério, a doença afeta duas vezes mais as mulheres do que homens e corresponde a principal causa de incapacidade no trabalho. “A depressão acomete muito as mulheres, pois, a possibilidade delas pegarem os problemas para si, é muito maior do que os homens, que tendem a colocar para fora e as vezes podem transferir para coisas de seus ambientes como o álcool por exemplo,” salientou.
Em relação aos demais transtornos desenvolvidos pelo sexo feminino, o psiquiatra aponta que os de ansiedade generalizada, fobia social e síndrome do pânico. Quanto aos transtornos associados ao puerpério, como a depressão pós-parto, ele destaca que o quadro acomete entre 10 a 15% das mulheres e além de ser considerado muito comum no Brasil, pode afetar, inclusive, o desenvolvimento fetal.
O médico explica também que existem situações em que é possível prever e evitar o desenvolvimento de algum tipo de transtorno mental nas mulheres, porém, há outras situações que é quase inevitável que a pessoa fique imune de alguns deles, todavia, ele aponta que alguns cuidados são essenciais e podem colaborar para a promoção da sua saúde mental.
“Cuidar da autoestima, ter resiliência emocional, de forma a ser capaz de contornar situações adversas, contando com a ajuda, se necessário, do profissional psicólogo ou psiquiatra, pensar de maneira mais positiva, desenvolver habilidades sociais de resolução de problemas, de gerenciamento de estresse e de desenvolvimento do autocontrole, realizar atividade física regularmente, guardar um tempo para o lazer, buscar a realização pessoal e profissional, afastar-se de relacionamentos tóxicos e abusivos podem minimizar a possibilidade do desenvolvimento de transtornos psicológicos,” salientou.
Crédito do texto: ASCOM


Na foto, Dr. Rogério Jesus | Crédito da foto: Divulgação


Video 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Reprodução: Youtube Macaco Gordo
Imagem ilustrativa de Danny See Chuan Seng por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves
Divulgação
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 