A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Juazeiro, no Norte da Bahia, entrou em funcionamento nesta segunda-feira, dia 14. Construída pelo governo estadual com mais de R$ 30 milhões em recursos, aplicados em obra e equipamentos, a unidade oferece o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano.
Anexa ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, o Hospital do Câncer ocupa seis pavimentos, totalizando uma área construída de 4.145,52 metros quadrados. A nova unidade oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.
Um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade nos próximos dias. Este dispositivo tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano. A Unacon faz parte da estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando os serviços da saúde pública.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM