Um menino de três anos morador de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, precisa de um doador de medula compatível com o caso dele. Artur Levi Santiago está internado no Hospital Aristides Maltez, em Salvador. O pequeno precisa do transplante para continuar o tratamento contra a leucemia. Nesta semana, os familiares dele receberam o resultado dos exames que fizeram e nenhum deu como compatível com o do garoto. A enfermidade foi diagnosticada há cinco meses.
A avó de Arthur, Arlindinalva Francisco da Silva, diz que todos estão preocupados, e pede que as pessoas façam a doação. A coleta de teste de compatibilidade pode ser feito no Hemoba de Juazeiro e de Salvador. No momento, a criança faz quimioterapia, mas sem resultado, e os médicos ressaltam a necessidade do transplante com urgência.
De acordo com o diretor do Hemoba, Fernando Araújo, o procedimento para doação é simples e os critérios são semelhantes à doação de sangue. O voluntário precisa estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos têm de estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional. Os números para agendamento são (71) 3117-7788 e 3116 5642.
Redação: Bahia Noticias | Informações: G1/ Bahia