A Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo, que é operada sob concessão da Votorantim Cimentos, recebeu nos dias 24 e 25 julho, militares do Exército Brasileiro para a ação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os Cursos de Formação de Cabos e Sargentos de 2024.
Na ocasião, cerca de 60 militares simularam uma situação de defesa, sendo necessária a atuação do Exército Brasileiro por meio de um decreto federal. Além da UHE Pedra do Cavalo, as atividades também se estenderam ao município de Muritiba (BA). Na usina foi instalada a base de combate com todos os apoios logísticos necessários para o exercício.
Dentre as atividades, foram realizadas ações de Posto de Segurança Estático, com a finalidade de proteger a usina como estrutura estratégica de defesa, além de Postos de Controle de Vias Urbanas, Patrulhamento Ostensivo em Muritiba, Operação de Controle de Distúrbios e Operações de Busca e Apreensão. “O exercício foi de suma importância, tanto para o adestramento da tropa do 35⁰ Batalhão de Infantaria quanto para estreitar a relação institucional com a Votorantim Cimentos, Prefeitura de Muritiba e com os Órgãos de Segurança Pública locais, tendo o Exército Brasileiro plenas condições de atuar em caso de ameaça”, destacou o Capitão Daniel, Comandante da 2ª Companhia do 35⁰ Batalhão de Infantaria.
Essa não é a primeira vez que a usina recebe a visita de militares do Exército Brasileiro. O pelotão de Tiro de Guerra 06-002/Cachoeira-BA realizou, por duas vezes, exercícios na UHE Pedra do Cavalo como parte do Programa Padrão de Instrução de Preparação do Combatente Básico de Força Territorial. “Mantemos diálogo aberto com todos os públicos e é uma satisfação colaborarmos com a preparação dos militares do Exército Brasileiro. Dentro do nosso jeito de fazer juntos com excelência, acreditamos que ações como essa contribuem para o bem comum da nossa comunidade e da sociedade em geral”, afirma Dejair Silva de Lima, gerente da UHE Pedra do Cavalo.
Fonte: Votorantim Cimentos.