Os seminaristas Marcelo dos Santos Conceição, Jeremias Santos Nascimento e Magno Antônio Brito foram ordenados diáconos na noite deste sábado, dia 03/08/2024, na Igreja Catedral de Amargosa. Marcelo é natural da comunidade de Cajazeira em Conceição do Almeida, Magno é da cidade de Amargosa e Jeremias é da comunidade de Serra Grande em Valença.
Para Marcelo, foi uma alegria ser ordenado diácono porque é o reconhecimento do sim que o mesmo deu para servir a igreja. Marcelo ainda falou sobre as três atribuições do diácono que são: auxiliar o bispo e os padres no serviço litúrgico no altar; anunciar a palavra de Deus “é por isso que na ordenação recebemos o Evangeliário, o livro dos evangelhos, para que possamos proclamá-los a todas as pessoas”, e a terceira atribuição é voltar-se para a caridade, dando uma atenção maior aos pobres.
Já Magno falou que o seu sentimento é de gratidão e alegria. “Gratidão a Deus pelo chamado porque mesmo na minha pequenez Deus quis que eu fosse ministro seu a serviço da igreja e do seu povo, e alegria por partilhar com os irmãos em Cristo essa experiencia bonita da nossa entrega a Deus para o serviço do Reino”.
Já Jeremias falou do seu sentimento de alegria por ser ordenado diácono após o longo trajeto percorrido na formação que não acaba, mas que toma uma outra configuração a partir da ordenação. “Pra nós é um misto de felicidade, de muitos sentimentos bons, primeiro por ter chegado a ordenação diaconal e depois por poder servir e está mais perto do povo de Deus”.
Durante a ordenação diaconal de Marcelo, Magno e Jeremias, o bispo diocesano Dom Juraci Gomes de Oliveira anunciou a data da ordenação presbiteral do diácono Fernando Jesus Carvalho, que será no dia 3 de novembro, às 9:30 da manhã, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, em Ubaíra.
Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.