No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação do município de São Felipe vem se tornando referência no Recôncavo Baiano quando o assunto é educação ambiental na prática. Depois da ação para eliminar o uso de copos plásticos nas escolas municipais, agora foi a vez da gestão implementar uma ação inovadora para economia de água potável em todas as escolas da rede municipal de ensino.
Segundo o Secretário de Educação, o Sr. Cássio Lima, “nos dias atuais é fundamental que a Educação fomente práticas sustentáveis através de educação ambiental, logo, a Secretaria de Educação adotou em todas as Escolas Municipais, um produto biodegradável, inovador, que ajuda de forma eficiente na economia de água. Dessa forma, trabalhamos a conscientização de nossa classe estudantil, o quanto é importante a economia de água potável para evitar enfrentar sérios problemas por sua falta.”
A ação consiste em eliminar o uso das descargas quando as privadas forem utilizadas para urinar. Em substituição ao acionamento da descarga, que gasta cerca 10 litros de água a cada uso, é utilizado um dispenser, instalado ao lado de cada vaso sanitário, que libera 1 ML do produto que reage com a urina e não deixa que o odor característico da mesma se prolifere no ambiente.
Além de evitar o desperdício de água potável, o produto ainda higieniza o vaso sanitário e odoriza o ambiente, e tudo isso sem agredir o meio ambiente! A adoção de tal medida vem atrelada a um projeto pedagógico interdisciplinar, através do qual várias disciplinas abordam com os discentes os benefícios da implantação desta tecnologia para a escola e para o meio ambiente.