O professor e pesquisador soteropolitano, Doutor Israel Campos, foi selecionado como um dos mais novos integrantes do painel de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação do Brasil (MCTI). O educador foi escolhido através de um edital que buscou pesquisadores com doutorado e experiência em áreas como Participação Social em todo o país.
Dentre os títulos acadêmicos, o currículo do docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abrange formações como: Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades (UFBA). Em sua atuação como consultor da UNESCO, o profissional coordenou a mobilização e a participação social da Conferência Regional Sul, sediada em Curitiba – PR, além de integrar as reuniões em Brasília, que culminarão na 5ª Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 30 de julho e 1⁰ de agosto de 2024. Nesta edição, o tema do encontro nacional será “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
Após ter contato com as múltiplas produções científicas, e tecnológicas e de inovação das cinco regiões do país, Campos enxerga como positiva e necessária a participação social: “Ao todo foram 14 anos de lacuna em que não houve Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação que consultassem a comunidade científica, a diversidade de governos constituintes no país, bem como organizações e movimentos da sociedade civil para definir o futuro do país. A diversidade foi uma questão central para que essa ampla participação fosse efetivada, então tivemos pessoas historicamente excluídas desse diálogo, mas que fazem e discutem Ciência, Tecnologia e Inovação, presente nas conferências, como pessoas negras, indígenas, mulheres, jovens, LGBTQIAP+, entre outros segmentos sociais”, disse.
Dedicado em colaborar com propostas e soluções para o enfrentamento das crises climáticas, um dos principais objetivos da conferência, o professor, que esteve na região sul do país antes das enchentes afetarem o estado do Rio Grande do Sul, chama atenção para as pautas ambientais serem prioridades constantes da classe científica, política e sociedade civil: “Para o presente e para o futuro do Brasil, sugiro que o trabalho da sociedade alcance as três seguintes áreas que apontam para o nosso futuro: a tecnologia alinhada às questões climáticas e ambientais; a inovação atrelada ao desenvolvimento social; e a popularização da ciência”, finalizou.
SOBRE ISRAEL CAMPOS
Israel Campos, baiano de Salvador, é Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, todos os graus alcançados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa e possui Formação complementar em Direitos Humanos pela Network ofStrategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Atualmente trabalha como docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para mais informações: www.israelcamposedh.com
SOBRE A 5ª CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos anos. Após as mais de 200 Conferências preparatórias que aconteceram de dezembro de 2023 a maio de 2024 em todo país, chegou a vez da etapa nacional. O encontro acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).
Texto: Ricardo Henrique.


Foto: Reprodução/ Video


Imagem ilustrativa | Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil 
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: André Fofano
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de LuAnn Hunt do Pixabay
Foto: PM
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Edimar Mato Grosso - @axesuburbio
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de ImageParty por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Meire Bitencourt
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Reprodução
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Foto: Rebeca FalcÃo/ Seagri BA
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Image by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Imagem de jacqueline macou de Pixabay
Imagem de JeppeSmedNielsen por Pixabay
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Video
Foto: Divulgação / PM-BA
Foto: Divulgação / PC-BA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Reprodução
Image by mohamed Hassan from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Col. Zenilda Fernandes/ Foto: Douglas Amaral 
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by oswaldoruiz from Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Ilha Notícias Bahia
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Ascom/PC
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem de Pete Linforth da Pixabay
Foto: Haeckel Dias/ Ascom-PC
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay