O Museu do Mar Aleixo Belov participará da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô 2022), com atividades especiais, como palestras em homenagens ao escritor Jorge Amado, de 1º a 6 de novembro. No mesmo período, os visitantes também pagarão meia-entrada (R$ 10) para ter acesso ao espaço, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador.
No primeiro dia (terça, 1º/11), o público poderá participar da Feira de Troca de Livros, que seguirá até domingo (6/11). Na quinta (3/11), às 15h, acontecerá uma atividade de contação de história para crianças do livro “Velas Cheias de Sonhos”, conduzida por Risa Barbosa, do educativo do Museu do Mar. A obra literária, que se baseia na infância do velejador Aleixo Belov, é assinada pelo escritor Bito Teles e tem ilustração de Bua Bruno.
Na sexta (4/11), também às 15h, os visitantes acompanharão a palestra “O Povo de Jorge Amado além dos livros”, que será ministrada pelo historiador Savio Roz. Já no sábado (5/11), será a vez do historiador Rafael Dantas conduzir a palestra “Salvador da Bahia em Suor e Mar Morto”, às 15h. Fechando a programação, haverá uma nova roda de contação de história, no domingo, às 15h, voltada para a criançada sobre o “Velas Cheias de Sonhos”.
O Museu do Mar também estará presente no evento de Sustentabilidade da Flipelô, capitaneado pela equipe do vereador André Fraga, que promoverá uma série de palestras no Largo Terreiro de Jesus (Pelourinho). Na quinta (4/11), o tema da mesa-redonda será a preservação dos oceanos e contará com a participação da museóloga Etiennette Bosetto, responsável pelo acervo do museu.
“Por ser um espaço cultural e educacional, o Museu do Mar Aleixo Belov tem como compromisso levar informações sobre a preservação do mar, da fauna e da flora para a população, especialmente para a nova geração. Não à toa, o projeto Museu Sem Fronteiras proporciona aos estudantes de escolas baianas uma série de atividades que destaca a importância da conservação ambiental”, explica Etiennette, salientando que “a equipe do museu se sente muito feliz em participar da Flipelô 2022, principalmente pelo velejador Aleixo Belov ser um escritor que incentiva a formação de novos leitores e o evento é um instrumento para potencializar este alcance”.
Museu do Mar Aleixo Belov
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.
ASCOM


Foto: José Carlos Almeida

Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal 
Imagem de Colin Behrens por Pixabay 
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Thomas G. de Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano