Nesta quarta-feira, dia 25, a cidade de Itaparica (BA) viverá um dia especial em comemoração aos 192 anos de emancipação. As celebrações pelo aniversário da cidade, que é conhecida pelas riquezas históricas e pelas belezas naturais, contarão com uma programação extensa, que inclui inaugurações de espaços públicos, apresentações artísticas, ato cívico com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e shows musicais.
As celebrações foram iniciadas no último domingo (22), quando as ruas de Itaparica se encheram de alegria, cultura, tradição e muita música instrumental, durante o concurso intermunicipal de bandas e fanfarras, que reuniu 12 grupos musicais das cidades de Itaparica, Salvador, Aramari, Itajuípe, Amargosa, Mutuípe, Iaçu e Castro Alves. O concurso foi intitulado João da Silva Azevedo, em homenagem póstuma ao maestro da cidade.
No dia do aniversário da cidade, as celebrações serão iniciadas com os atos cívicos de hasteamento da bandeira, às 7h30 e o desfile de escolas pelas ruas do centro da cidade, às 7h45. A programação também inclui uma celebração religiosa na igreja matriz de Itaparica, às 10h30, e uma sessão solene na Câmara de Vereadores, às 14h. O governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e os deputados estaduais Deputados Matheus Ferreira MDB), Roberto Carlos (PV) e Angelo Coronel Filho (PSD) participarão das comemorações do aniversário de Itaparica e receberão títulos de cidadãos itaparicano.
Durante as comemorações, a população de Itaparica vai ganhar um novo espaço de lazer e socialização com a inauguração da nova praça do Alto das Pombas. O local terá a primeira pista de skate pública da cidade, parque infantil, espaço para prática de capoeira e uma academia de saúde que promove a prática de atividades físicas e educação em saúde para os frequentadores.
As celebrações ganharão um tom festivo com apresentações de artistas que vão garantir a diversão do público na Avenida 25 de outubro, orla da cidade. A festa começa com o ritmo do axé da Banda Eva, comandada pelo cantor Felipe Pezzoni, às 17h30. O swing do pagode da banda o Atitude 67 tomará conta da festa, às 19h30. O pagode da banda O Maestro também vai marcar presença na festa, às 21h30. A noite será encerrada com muito arrocha e sertanejo com a cantora Simone Morena, que sobe ao palco às 23h30.
No dia 26, a prefeitura de Itaparica inaugura a nova praça Flaviana Maria do Rosário, na Sete Portas, que passou por revitalização e ganhará um novo parque infantil. Já no dia 27, será inaugurado o novo calçamento da Rua da Mangueira, no bairro de Manguinhos.
“Este é um momento de alegria para todos os cidadãos itaparicanos, que se orgulham em celebrar a história de luta e conquistas de nossa terra. Estamos felizes em poder entregar à população espaços novos e revitalizados que vão proporcionar mais qualidade de vida e lazer para os moradores e visitantes. Agradecemos também ao governador Jerônimo Rodrigues, ao vice-governador Geraldo Júnior e a todos os deputados homenageados pela parceria de sempre que fortalece ainda mais o nosso trabalho” afirma o prefeito Zezinho Oliveira.
Texto: Viva Comunicação Interativa.


Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR


Crédito: br.freepik.com 
Foto: Claudio Lima
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem de
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil