Itaparica se prepara para comemorar os 202 anos de independência e o protagonismo do povo itaparicano na luta pela expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos com uma programação especial que promete fazer da maior ilha brasileira um dos destinos mais animados e concorridos deste verão. As festividades terão início nesta segunda-feira (6) e seguem até o dia 11 de janeiro, com manifestações cívicas, culturais e religiosas, além de atrações musicais, como Carlinhos Brown, Maiara & Maraisa e Igor Kannário, que vão animar moradores e turistas durante a festa.
Ao todo, serão seis dias de comemorações, sendo três dedicados a shows, que acontecerão no palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica, entre os dias 9 e 11 de janeiro, a partir das 22h. Quem abre a programação do primeiro dia (quinta-feira) é o grupo de arrocha Toque Dez, seguido do cantor de pagode Igor Kannário. A noite conta também com as apresentações do cantor Isaque Gomes e da banda Clara Evidência.
A segunda noite de shows (sexta-feira) será iniciada com a apresentação de Cauanzinho. Em seguida, o cantor e compositor Carlinhos Brown agita Itaparica com todo o seu axé contagiante. A noite será encerrada pelo cantor pernambucano Henry Freitas. No último dia de comemorações, as bandas Novo Assunto e Di Propósito serão as primeiras a se apresentarem no palco. A grande atração será a dupla Maiara & Maraisa. A noite também contará com a apresentação do cantor Petty.
No dia 7 de janeiro, data da Independência de Itaparica, acontece o ponto alto das festividades ao longo de todo o dia. A extensa programação terá início com a alvorada, às 5h, seguida pelo hasteamento da bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Ainda pela manhã, será realizada uma missa em agradecimento à Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade, às 8h.