O Hospital Manoel Novaes em Itabuna, no sul baiano, não tem mais vagas nos leitos pediátricos de UTI e enfermaria. Esta é a primeira vez que o hospital tem toda a capacidade dos leitos pediátricos esgotada. Ainda assim, três crianças aguardavam vagas para leitos na unidade.
São 16 leitos infantis: quatro de UTI, sendo três em atendimento pelo SUS e um particular; e 12 clínicos, sendo dez em atendimento pelo SUS e dois particulares. Em boletim divulgado nesta quinta-feira, a secretária municipal de saúde declarou que dois casos da variante P.1, a mesma registrada em Manaus, foram registradas no município, o que aumenta o alerta sobre o perigo da doença, conhecida por ter maior poder de transmissão e de gravidade.
De acordo com a secretária, o caso foi descoberto após análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A variante teria provocado a morte de duas pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro passado. “É fundamental evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscara, do álcool em gel. E, muito importante: higienizar as mãos lavando com água e sabão”, disse nas redes sociais.
Redação: Bahia Noticias | Informações: G1/ Bahia