A Unidade Covid-19 do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus (BA), adotou as visitas virtuais periódicas, por meio de tablets, para que pacientes internados possam matar um pouco da saudade dos familiares e amigos. A estratégia adotada permite a aproximação do paciente com seus parentes, proporcionando a humanização do atendimento hospitalar, uma vez que, pessoas acometidas pelo novo coronavírus não podem receber vistas presenciais.
A chamada de vídeo é apontada pelo hospital como um importante processo emocional para recuperação do paciente. Ana Rafaela Moraes, psicóloga do HRCC, explica a importância da nova ferramenta.
“Adotamos as conferências virtuais para estreitar esses vínculos e humanizar o serviço, porque o nosso paciente não está só fisicamente doente. Tudo isso uma questão gratificante, é o amor, está acima de todas as coisas, preza pelo bem-estar do outro. Estamos em processo para adotar outras estratégias que possam humanizar, ainda mais, essa atenção aos pacientes”, ressaltou a profissional .
O Hospital Regional Costa do Cacau destaca que sua equipe multiprofissional prioriza o atendimento humanizado que é fundamental para a recuperação dos pacientes e, diante do quadro atual, estão sendo ampliadas as estratégias baseadas no diálogo, no acolhimento que amenizam a angústia e a ansiedade de pacientes e familiares.
Bahia Noticias