Inovações em diagnóstico e tratamento, novas tecnologias, especialmente envolvendo técnicas de engenharia genética e o contexto global da oncologia, incluindo políticas de prevenção e inclusão. Esses são os principais temas, entre outros, que serão apresentados no congresso de 2023 da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO, em inglês), entre os dias 20 a 24 de outubro em Madri, Espanha.
“A ESMO vem se consagrando como um dos principais congressos do mundo para apresentação de dados em inovação, pesquisa e estudos acadêmicos que podem transformar o cenário da oncologia em todo o mundo não só aumentando as taxas de cura, mas também de qualidade de vida durante o tratamento”, explica Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co. e presidente do Instituto Oncoclínicas.
Os principais destaques do congresso como um todo, aponta o oncologista, são sobre o câncer de pulmão, maior causa de mortes por câncer no mundo. Estão na agenda os estudos CheckMate, que compara o tratamento com o nivolumabe (imunoterápico) neoadjuvante combinado à quimioterapia versus quimioterapia isolada, seguida de cirurgia e nivolumabe adjuvante ou placebo para o câncer de pulmão de células não pequenas ressecável em estágio II-IIIB sem história prévia de tratamento.
Outros estudos são relacionados a medicina de precisão. O ALINA avalia a segurança e eficácia do alectinibe adjuvante versus quimioterapia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas positivo para rearranjo no gene ALK, em estágio inicial. O estudo LIBRETTO-431 analisa o selpercatinibe de primeira linha versus quimioterapia e pembrolizumabe no câncer de pulmão de células não pequenas positivo para rearranjo em RET.
“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 85% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão são do tipo não pequenas células. E apesar de importantes avanços terapêuticos e campanhas de redução do risco da doença, como o combate ao tabagismo – causa principal da doença -, esse tipo de tumor ainda figura como o que mais leva a mortes em todo o mundo. Por isso, avanços nas frentes de tratamento para esses casos são extremamente relevantes para o cenário global da oncologia”, explica Carlos Gil.
Outros tipos comuns de câncer, como os diferentes tipos de tumores ginecológicos, também contarão com análises que devem captar a atenção da comunidade médica durante a programação do congresso. “Temos estudos muito interessantes sobre o câncer do colo do útero e o câncer do endométrio com imunoterapia, comparando opções de terapêuticas e que podem trazer avanços nos protocolos clínicos”, avalia.
Dentre essas análises citadas por ele estão o KEYNOTE-A18, que avalia o efeito do pembrolizumabe associado à quimioterapia para câncer de colo do útero localmente avançado de alto risco, e o BEATcc, que se concentra no uso de atezolizumabe de primeira linha combinado à quimioterapia a base de platina e bevacizumabe para câncer de colo do útero metastático persistente ou recorrente.
Brasileiros marcam presença na Esmo com estudos inéditos
A participação do Brasil também vem crescendo na Esmo. Este ano, análises importantes lideradas por especialistas do país serão divulgadas durante o evento, entre eles dois artigos do oncologista Rodrigo Dienstmann, diretor médico da OC Precision Medicine, unidade especializada em análise patológica, genômica e big data da Oncoclínicas. No “The role of the Global Curriculum in the era of digital health and artificial intelligence”, o profissional avalia como os oncologistas devem ser educados na implementação de algoritmos de inteligência artificial na prática clínica. Ele também participará da discussão sobre avanços na medicina de precisão em tumores gastrointestinais: “A ideia no painel é debater sobre os mecanismos de resistência a novas terapias alvo-molecular no câncer colorretal”, comenta.
Em estudo de colaboração com Rodrigo Dienstmann, a médica oncologista Flávia Amaral Duarte, também da Oncoclínicas, apresenta os resultados de efetividade no mundo real da combinação de quimioterapia associado a imunoterapia no câncer de pulmão de pequenas células, uma doença rara e muito agressiva, num trabalho intitulado “Brazilian real-world data of immunotherapy on extensive disease small cell lung cancer”. “Confirmamos um aumento clinicamente relevante na sobrevida dos pacientes com a introdução da imunoterapia comparado ao tratamento com quimioterapia isolada, similar ao descrito em ensaios clínicos”, explica a pesquisadora. “Um exemplo claro do valor das bases de dados do mundo real da Oncoclínicas&Co., gerando evidência de impacto na decisão terapêutica”, ressalta Rodrigo Dienstmann.
Outra análise nacional importante e que estará presente na Esmo é sobre cuidados paliativos. A médica Sarah Ananda Gomes, líder nacional da especialidade na Oncoclínicas&Co., mostra o impacto econômico desse olhar para a integralidade e qualidade de vida dos pacientes com câncer no artigo “Exploring the Economic Impact of Palliative Care in Oncology at the End of Life”.
“Essa é uma discussão cada vez mais presente e importante na oncologia. Sempre buscamos a cura, os tratamentos mais avançados, o aumento da sobrevida, mas precisamos prover uma linha de cuidado integral que reconheça as necessidades particulares de cada indivíduo, com alta qualidade de vida, alívio do sofrimento e que preserve a dignidade humana. Para isso é fundamental investir na implementação de um programa de cuidados paliativos, que sabemos hoje, por muitas evidências na literatura, que o acompanhamento precoce traz inúmeros benefícios ao paciente, familiares e também para todo sistema de saúde, garantindo o mais alto padrão de excelência na assistência”, explica.
Porém, a especialista em cuidados paliativos ressalta que muitos stakeholders (gestores) no Brasil ainda enxergam esse investimento apenas como um custo. “Calcular e evidenciar o impacto econômico é fundamental para que o crescimento dos programas ocorra de modo sustentável e também para que se desenvolvam políticas públicas e privadas de saúde em que o bem-estar do paciente esteja sempre em primeiro lugar”, finaliza Sarah Ananda.
Ao todo, a Oncoclínicas levará para a Esmo 2023 um total de 14 estudos, 11 deles assinados por médicos do corpo clínico no Brasil e outros três desenvolvidos pela Medsir, renomada empresa espanhola de desenvolvimento e coordenação de pesquisas clínicas com foco em oncologia que tem a Oncoclínicas como parceira no Brasil e América Latina.
Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 135 unidades em 36 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas&Co traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 600 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.
Texto: Carol Campos.


Na foto, o oncologista Carlos Gil Ferreira | Crédito: Rafael Von Zuben

Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória 
Foto: Bahia10.Com.Br 
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Fotos: Aline Queiroz
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Sabine van Erp from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Foto: André Fofano
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Foto: Isabela Bugmann
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
PM
Image by mohamed Hassan from Pixabay
Video
Banjo de Rua | Foto Matheus Lopes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay