Coleção de Banksy será leiloada em catálogo histórico
Entre os dias 17 e 19 de maio, a Leilões das Artes recebe trabalhos de artistas consagrados nacional e internacionalmente, homenageando a artista plástica baiana Gêiza Barreto.
“No meu processo de construção de obras abstratas, muitas vezes começo a trabalhar intuitivamente, sem qualquer intenção prévia, adicionando camadas com blocos de cores, linhas, símbolos, marcas e elementos até que o tema da pintura se revele, trazendo à tona mensagens ocultas da mente inconsciente. Às vezes acontecem acidentes, que busco aceitar e incorporar ao que o trabalho vai se tornar. Muitas vezes, junto com o acidente, surge a ideia do título ou da mensagem a ser transmitida”, disse Barreto.
Reunindo 234 lotes, o catálogo destaca obras de um dos maiores nomes do grafite na atualidade, o britânico BANKSY; além dele, “Étude de Paul” de Paul Cézanne e “Maresia” de William Turner que trazem destaque às joias deste catálogo imperdível. E não para por aí!
Rafael Zafalon, o leiloeiro mais jovem do Brasil, argumenta: “Em seu valor para a cultura e história de um povo, toda obra de arte carrega consigo valor de mercado crescente; o discurso comum – liquidez! Esse valor agregado depende de alguns fatores, direta ou indiretamente ligados ao processo criativo e também à condição em que se encontram esses bens. Para breve ilustração, citarei um paralelo valoroso ao mercado de arte: Eleonore Koch, a única discípula de Alfredo Volpi.”
O Leilão acontece nos dias 17, 18 e 19 deste mês, a partir das 19h, e com transmissão ao vivo pelo site: www.leiloesdasartes.com.br