A Maternidade Regional de Camaçari, gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), é a única maternidade pública da Bahia com diretoria formada apenas por mulheres. Elas ocupam os cargos de diretora (Aline Costa), diretora médica (Ednaide Silva), diretora administrativa (Gabriela Mendes), diretora de enfermagem (Fabiana Santos) e diretora de integração (Elma Freitas).
Todas as cinco diretoras estão no comando da maternidade desde que ela foi inaugurada, em 30 de setembro de 2022. Elas que acompanham diariamente o quadro das mamães que procuram a unidade, localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. “Trabalhar com mulheres é sempre gratificante. Somos versáteis, propositivas, mas, acima de tudo, lutamos cotidianamente por relações menos violentas e mais solidárias e amorosas. Ser mulher e poder dividir as responsabilidades da gestão com outras mulheres me traz a certeza de que os espaços de decisão estão mais democráticos e participativos”, resume a diretora da MRC, Aline Costa.
No local, são feitas cerca de 450 partos por mês, dentre os procedimentos cesáreos e os partos normais, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade também oferece o parto natural, feito na água. Todos contam com atendimento humanizado, corpo médico preparado e o carinho habitual das unidades geridas pela FESF-SUS. A diretora médica da unidade, Ednaide Silva, destaca o compromisso da maternidade em ajudar o nascimento do bebê com o mínimo de intervenções cirúrgicas. “Tenho 22 anos na área de saúde e amo o que eu faço. Aqui gente atende muito bem as pacientes e preza sempre pelo parto humanizado”, defende.
A opinião é compartilhada pela diretora administrativa, Gabriela Mendes. “O olhar que a gente tem aqui é muito humanizado, é um olhar de carinho e respeito, de entender que por trás de cada pessoa existe uma história, um contexto, um âmbito familiar que precisa desse aconchego”, assinala.
Já a diretora de enfermagem, Fabiana Santos, conta que as cinco mulheres que dividem a gestão são empoderadas e decididas. “Há muito tempo eu não trabalhava só com mulheres, acho isso incrível. Eu me sinto privilegiada por estar em uma maternidade, hoje eu estou no processo de ver as pessoas nascerem. Isso é a coisa mais linda, toda vez que falo eu me emociono”, narra.
Por falar em nascer, Fabiana ainda não tem filhos e revela que, quando os tiver, irá dar à luz na MRC. A mesma fala é compartilhada por Elma Freitas, diretora de integração: “Quando vier, vou parir aqui, junto com os meus, onde eu conheço e confio”, decretou.
Uma das mais novas dos 15 irmãos, Elma nasceu em Camaçari. “Sou muito feliz de ter voltado para a minha cidade após sete anos fora. Ainda mais aqui na maternidade, onde prezamos pelo atendimento e pela humanização. Vizinhos meus vem aqui e me contam que adoraram, foram muito bem atendidos”, lembra.
A maternidade atende tanto por regulação, via Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quanto por demanda espontânea, realizando todos os procedimentos de forma gratuita pelo SUS. O centro de saúde conta com 105 leitos ao todo, sendo 56 de obstetrícia; 08 de gestação de alto risco; 04 de cirurgia ginecológica; 04 de cirurgia plástica; 08 de neonatologia clínica; 10 de UTI neonatal, 10 UCI convencional, 05 de UCI Canguru. Além da MRC, a FESFSUS também administra o Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e as policlínicas dos bairros de Escada e Narandiba, em Salvador.
ASCOM


Foto: Divulgação/ FESFSUS


Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay 
Imagem por
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fred Pontes
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
Foto: André Frutuôso e Secom
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Fotos: João Pamponet/SDR/GOVBA e Gilson Barbosa/SDR/GOVBA
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: João Valadares
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia
Video
Foto: Yuri Almeida
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
PRF
Foto: Eduardo Andrade - Ascom/SDE
Foto: Caio Diniz
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Matheus Landim/GOV-BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Foto: Tiago Dantas / Seagri
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa by Tumisu from Pixabay
Imagem de Dorothe do Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Douglas Amaral
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay