A comunidade quilombola de Cangula, no município de Alagoinhas (BA), está celebrando os avanços econômicos, tudo graças aos investimentos estratégicos no sistema produtivo da avicultura de galinhas caipiras. A iniciativa está garantindo renda para as famílias e impulsionando o crescimento econômico na região.
O projeto, implantado junto à Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), atende diretamente 23 famílias da comunidade com a criação de galinhas caipiras, incluindo horta e viveiro comunitário. Com isso, as famílias da comunidade do Cangula estão experimentando melhorias significativas na qualidade de vida.
A abordagem do projeto é baseada na agroecologia e em tecnologias acessíveis, garantindo a conservação e propagação natural da diversidade genética, promovendo a segurança alimentar das famílias e introduzindo alimentos de alta qualidade em suas dietas alimentares. Além disso, cria oportunidades de renda por meio da venda do excedente da produção.
O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Silvia Costa – CAR.