Representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar, de instituições públicas da Bahia e do município de Valença, juntamente com organizações sociais de Valença e de outros municípios do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá, reuniram-se, na última terça-feira, dia 17, no Encontro de Integração das Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no município de Valença. A reunião foi realizada no Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, na sede do município de Valença.
O principal objetivo do evento, que contou com debate sobre ações como o Programa Cacau Mais, o Projeto Bahia Produtiva, o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a Regularização Fundiária, foi avaliar e repactuar os compromissos firmados entre os diversos parceiros que executam essas ações e a comunidade, visando o desenvolvimento da agricultura de Valença.
No encontro, além de serem debatidas as ações em curso e as perspectivas futuras, foram entregues motocicletas e equipamentos eletrônicos, que irão auxiliar na logística e no trabalho das equipes técnicas. Foram distribuídos ainda, para os beneficiários dessas ações, insumos que irão fortalecer sistemas produtivos estratégicos do município. As entregas integram uma ação realizada a partir da parceria entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal das APAS do Baixo Sul (Ciapra). Por meio dessa parceria estão sendo entregues 30 motocicletas para viabilizar o serviço de ATER nos municípios do Baixo Sul que compõem o consórcio.
Foram debatidas experiências como a da comunidade Dois Riachos, na região do Orobó, em Valença. A agricultora Sueli Silva, presidente da Associação Vale do Piau, ressalta o quanto os investimentos em equipamentos, para uma cozinha comunitária e em um trator têm contribuído para o desenvolvimento das famílias da comunidade. “O Bahia Produtiva veio para mudar e nós já estamos sentindo a mudança em nossa comunidade. As mulheres com o empoderamento, com sua renda própria e contribuindo para a renda familiar e também agregando jovens, incentivando o trabalho e estimulando também a novos produtores se agregarem à associação e trabalharem no coletivo”.
Durante o evento foi anunciado o projeto Quilombo Legal, que atenderá, com regularização fundiária coletiva e ambiental, 44 comunidades remanescentes de quilombos localizadas em terras devolutas nos 15 municípios que integram o território Baixo Sul. A ação é executada por meio de parceria entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). No território mais 1.000 famílias estão sendo atendidas com a entrega do título de terra individual, em parceria com o consórcio Ciapra.
No território Baixo Sul além da assistência técnica direta da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), o serviço de ATER é executado também por meio de contratação em chamada pública para mais 2.700 famílias e mais 2.400 famílias por meio de parceria entre a SDR e o Ciapra.
No Baixo Sul mais 2.686 famílias são atendidas diretamente por meio do Bahia Produtiva, projeto do Estado da Bahia, executado pela CAR/SDR. Só em Valença são 357 famílias atendidas diretamente, em ações voltadas ao fortalecimento de sistemas produtivos como o do dendê, da mandioca, da piscicultura e do cacau, além de investimentos em quintais produtivos e no turismo de base comunitária.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR


Foto: SDR/CAR


Divulgação 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto; André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Alan Santos/ PR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto_Tiago_Dantas_Seagri_BA
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri - BA
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Pe. Edézio de Jesus Ribeiro
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Video
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/AscomSDE
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Divulgação
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Divulgação
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Image by StockSnap from Pixabay
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto - André Frutuoso
Divulgação
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Crédito da foto: Jonas Souza
Image by Jean Pierre Llanos Garcia from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1