Representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar, de instituições públicas da Bahia e do município de Valença, juntamente com organizações sociais de Valença e de outros municípios do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá, reuniram-se, na última terça-feira, dia 17, no Encontro de Integração das Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no município de Valença. A reunião foi realizada no Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, na sede do município de Valença.
O principal objetivo do evento, que contou com debate sobre ações como o Programa Cacau Mais, o Projeto Bahia Produtiva, o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a Regularização Fundiária, foi avaliar e repactuar os compromissos firmados entre os diversos parceiros que executam essas ações e a comunidade, visando o desenvolvimento da agricultura de Valença.
No encontro, além de serem debatidas as ações em curso e as perspectivas futuras, foram entregues motocicletas e equipamentos eletrônicos, que irão auxiliar na logística e no trabalho das equipes técnicas. Foram distribuídos ainda, para os beneficiários dessas ações, insumos que irão fortalecer sistemas produtivos estratégicos do município. As entregas integram uma ação realizada a partir da parceria entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal das APAS do Baixo Sul (Ciapra). Por meio dessa parceria estão sendo entregues 30 motocicletas para viabilizar o serviço de ATER nos municípios do Baixo Sul que compõem o consórcio.
Foram debatidas experiências como a da comunidade Dois Riachos, na região do Orobó, em Valença. A agricultora Sueli Silva, presidente da Associação Vale do Piau, ressalta o quanto os investimentos em equipamentos, para uma cozinha comunitária e em um trator têm contribuído para o desenvolvimento das famílias da comunidade. “O Bahia Produtiva veio para mudar e nós já estamos sentindo a mudança em nossa comunidade. As mulheres com o empoderamento, com sua renda própria e contribuindo para a renda familiar e também agregando jovens, incentivando o trabalho e estimulando também a novos produtores se agregarem à associação e trabalharem no coletivo”.
Durante o evento foi anunciado o projeto Quilombo Legal, que atenderá, com regularização fundiária coletiva e ambiental, 44 comunidades remanescentes de quilombos localizadas em terras devolutas nos 15 municípios que integram o território Baixo Sul. A ação é executada por meio de parceria entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). No território mais 1.000 famílias estão sendo atendidas com a entrega do título de terra individual, em parceria com o consórcio Ciapra.
No território Baixo Sul além da assistência técnica direta da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), o serviço de ATER é executado também por meio de contratação em chamada pública para mais 2.700 famílias e mais 2.400 famílias por meio de parceria entre a SDR e o Ciapra.
No Baixo Sul mais 2.686 famílias são atendidas diretamente por meio do Bahia Produtiva, projeto do Estado da Bahia, executado pela CAR/SDR. Só em Valença são 357 famílias atendidas diretamente, em ações voltadas ao fortalecimento de sistemas produtivos como o do dendê, da mandioca, da piscicultura e do cacau, além de investimentos em quintais produtivos e no turismo de base comunitária.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR
Foto: SDR/CAR


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/Instagram de Lucas Duarte
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas/ Seagri
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Reprodução/ Video
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa de Tim Pritchard por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Juan Lapa
Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil
Foto: Rebeca Falcão Seagri
Arte: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Léo Bezerra from Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Imagem de Florante Valdez por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - AscomSDE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Carolyn Booth from Pixabay
Foto tirada em 05/08/2022 | Crédito: Tribuna do Recôncavo
Foto de Djalma Almeida
Foto: Lane Silva
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto de Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: PMBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Foto: 36ª CIPM
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Fotos: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux
Arquivo Pessoal
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Douglas Amaral
Crédito da foto: Lucas Santa Bárbara
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Reconcavo
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay