A Paróquia São Roque, em Mutuípe (BA), no Vale do Jiquiriçá, que integra a Diocese de Amargosa, encerrou nesta terça-feira, dia 16, os festejos do seu padroeiro com uma intensa e fervorosa programação marcada por três Celebrações Eucarísticas, realizadas na Igreja Matriz. Também houve a procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade, com um record de participação popular, seguido de um profundo momento de oração e a bênção do Santíssimo Sacramento.
A tradicional Celebração Eucarística teve início às 9h30 com um grande número de fiéis de Mutuípe, das Paróquias São Roque e Santo Antonio de Pádua, visitantes e autoridades. A celebração das 9h30 foi presidida pelo Padre José Nilton Barbosa Lapa, que proferiu a homilia, fazendo uma relação do Evangelho das Bem-Aventuranças com o contexto social e religioso contemporâneo. Essa missa foi concelebrada pelos Padres José Roberto (pároco), Adivan Pereira, Jurandir Pereira, Natael Costa, Almiro Rezende e Fábio Andrade. Houve também um momento especial de ação de graças pelos 80 anos da Diocese de Amargosa, cuja celebração aconteceu nesta segunda (15/08).
A preparação para este grande momento foi antecedida pela realização do Novenário, que teve início com a Festa da Transfiguração do Senhor, no dia 6, e encerrou-se dia 15, contando com uma expressiva participação de fiéis devotos de São Roque integrantes das comunidades urbanas, rurais e de visitantes das paróquias circunvizinhas, envolvendo todos os grupos, pastorais e movimentos integrantes da paróquia São Roque.

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Como tradicionalmente acontece, o novenário preparatório foi agraciado pela presença de padres da Diocese e de padres visitantes que proporcionaram uma profunda reflexão da Palavra de Deus, pautada no tema central da festa, em consonância com a Diocese de Amargosa para este ano:” Igreja Comunidade, Casa do Pão”, num contínuo convite para o exercício da fé a partir do seu lugar de vivência, sustentada pelo Cristo Eucaristia, o Pão da Vida.
Após dois anos de realização dos festejos do padroeiro São Roque de forma restrita devido ao contexto da pandemia, neste ano em que a Paróquia completa 52 anos de instalação, o Pároco Padre José Roberto Amaral expressou a sua gratidão pela realização deste grandioso momento de renovação espiritual.
” Irmãos e irmãs, é sempre motivo de muito júbilo prepararmos e realizarmos a novena e a Festa de São Roque. Essa não é simplesmente, mais uma festa, mas “A Festa”, como se fosse um momento único em nossas vidas.” Na oportunidade, também agradeceu a todos os integrantes da Rede de Comunidades pela colaboração para a realização deste grandioso momento.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo


Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo


Image by VSRao from Pixabay 
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
Arquivo Pessoal
Imagem por GiltonF do Pixabay
Crédito: @henriquesfilmss
Image by Devanath from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Arquivo Pessoal
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay