Foi divulgada nesta terça-feira (25), pelo governo federal, uma nova campanha lançada para o combate e prevenção ao uso de substâncias químicas. No texto da campanha enviado à imprensa, o ministro Osmar Terra voltou a citar a suposta “epidemia de drogas” vivida no Brasil, motivo de entrave com Fiocruz. A farmacêutica foi responsável por uma pesquisa que não indicou um aumento significativo de dependentes químicos nos últimos anos.
“Estamos em uma situação grave, violenta e em que o único caminho que temos para enfrentar isso, além da repressão da violência, é fazer com que diminua o consumo de drogas e a quantidade de drogas na rua para a nossa juventude”, disse Osmar Terra, em texto enviado pela pasta à imprensa.
O vídeo publicitário, voltado para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, mostra jovens se divertindo, andando de skate e até na formatura. Entre as cenas de felicidade, um corte mostra um garoto sentado, cabisbaixo no chão, e a frase que é o lema da campanha: “Você nunca será livre se usar drogas”. Na página oficial da campanha, é possível encontrar as peças e vídeos da ação, mas não há nenhuma informação científica sobre as substâncias nem os malefícios causados pelas drogas. É disponibilizado também as artes para download, para quem desejar divulgar a campanha. Assista:
Bahia.Ba