Foi realizado nos dias 27 e 28 de janeiro o III Encontro das Organizações Econômicas e Solidárias dos territórios Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, no município de Jacobina (BA). O objetivo da atividade foi discutir as ações de sustentabilidade junto a essas organizações após o encerramento do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado que apoia grupos produtivos na região.
No Encontro, foi discutidos temas como o do fortalecimento da Rede Semiárido Forte, organização que congrega os 27 grupos produtivos de mulheres e jovens apoiados por meio do Pró-Semiárido nos dois Territórios, e das ações a serem executadas pela Cooperativa Agropecuária de Produção da Rede de Mulheres e Jovens Produtores de Derivados da Agricultura Familiar do Semiárido (Coomafs), por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que tem investimentos da ordem de R$ 400 mil.
Os grupos tiveram a oportunidade de ouvir a história da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e da Central da Caatinga, relatada pela assessora da Central da Caatinga, Denise Cardoso, e pelo técnico em agroindústria do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier. O Pró-Semiárido é uma ação de combate à pobreza rural do Estado da Bahia, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e cofinanciada pelo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
SDR/CAR