A iniciativa de homenagear São Pedro, o guardião das chaves do céu, tem mesmo tudo a ver com Itaparica (BA), município tão visitado pelas suas praias e pela beleza que se destaca em dias de sol. Não à toa, a festa “Pedrão de Itaparica” entra na sua segunda edição com ares de que veio para ficar. Vai ter cuscuz, canjica, quentão, licor, shows e muito forró para dançar até o dia raiar.
A comemoração acontece nos dias 1º e 2 de julho, quando a cidade também celebra o bicentenário da batalha da Independência do Brasil na Bahia, lembrando que população itaparicana fez história no Combate de Itaparica (07/01/1823), em que as forças brasileiras conseguiram expulsar as tropas portuguesas da ilha, consolidando assim o controle brasileiro sobre o território.
Barracas juninas e muita música – O grande ponto de encontro será no Forte de São Lourenço, onde uma decoração caprichada e barracas de comidas típicas prometem criar uma atmosfera festiva e acolhedora, bem característica dos festejos juninos. A principal expectativa será em torno dos shows, que começam às 20h, e irão colocar todo mundo para dançar e se divertir.
No primeiro dia de festa, 1º de julho (sábado), as atrações confirmadas são a dupla de arrocha Alex e Camargo, o cantor dono de uma história única no Carnaval da Bahia, Bell Marques, e Thiago Braga, cantor e compositor de sertanejo universitário. No segundo dia, 2 de julho (domingo), a festa continua com a banda de forró Filomena Bagaceira, e com Escandurras, banda que emplacou o sucesso “Carol” no último Carnaval.
Durante a festa haverá um stand para arrecadação de alimentos para a campanha Bahia sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
ASCOM