Com mais de 50% da obra para rede elétrica subterrânea concluída, a Coelba anuncia mais uma iniciativa estruturante em Morro de São Paulo. Neste ano, se iniciam as etapas para implantação de uma linha de distribuição (LD) subaquática na ilha. A nova LD contará com 4,5 quilômetros de cabos do continente até Morro, e será acompanhada da entrega de uma nova linha de transmissão e uma subestação de energia com 12.5 megavoltampère (MVA) de potência – que ficará na região do Atracadouro Bom Jardim, no município de Valença.
A nova linha de distribuição proporcionará a Morro de São Paulo maior confiabilidade no fornecimento de energia, que contará com mais uma opção para suprir a demanda dos mais de 4 mil habitantes e todo o trade turístico. Com a operação desses novos equipamentos, a ilha contará com mais segurança e eficiência na distribuição de energia.
Adiantada em mais de um ano, a obra já tem a segunda etapa em andamento. No total será 1,6 quilometro de extensão de rede, com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA), que vão proporcionar maior robustez ao sistema e valorização Figura 2- Portal de acesso a Rua da Fonte Grande | Crédito Anselmo Garridoda paisagem local, que não terá mais fiações da rede aérea. Até aqui, já foram desativados 28 postes, 11 transformadores e beneficiados cerca de 350 clientes em toda área central e Rua da Fonte Grande.
No último ano, também foram entregues mais obras na região, como o novo alimentador em Maraú, que atende diretamente a Vila e a Linha de Transmissão (LT) Santo Antônio de Jesus – Valença, com 69 Kilovoltamper (KV).
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM