Períodos de distanciamento e isolamento social já podem ser vistos como realidade em todo o mundo. Home office, eventos e festas online, aumento no uso de plataformas digitais e a redescoberta da casa estão entre as principais mudanças comportamentais provocadas pela pandemia da Covid-19.
Diante de ciclos que oscilam entre flexibilização e reclusão, autoridades de saúde perceberam que o isolamento gera consequências emocionais para a população, a exemplo de medo, tristeza, culpa, confusão, raiva, humor baixo, irritabilidade, ansiedade e insônia.
Em meio à necessidade de ficar em casa, as arquitetas Samara Carvalho e Agnes Carvalho identificaram mudanças que podem ser feitas em casa para proporcionar aos moradores melhorias no bem-estar físico, psíquico e emocional.
“Quando a pessoa coloca a casa em ordem, de alguma forma ela também coloca a vida no eixo. Entendemos que uma boa organização em casa engloba diversos tipos de conforto, do visual ao mental. Logo, evidenciar elementos que proporcionem essas sensações é uma via certeira para a obtenção de mais qualidade de vida”, destaca Samara Carvalho, sócia do escritório Casa Carvalho.
Segundo as arquitetas, utilizar elementos decorativos e promover pequenas mudanças na casa já garante maior sensação de bem-estar e suporte no controle da ansiedade.
“Um layout leve e inteligente, com espaços confortáveis de circulação e móveis dispostos de forma correta, assim como as luzes amarelas, sobretudo em locais como quarto e sala, criarão ambientes mais confortáveis, acolhedores e intimistas”, explica Agnes Carvalho, também sócia do escritório Casa Carvalho.
Enquanto a quarentena voluntária está associada a situações de menor estresse e menos complicações a longo prazo, a situação compulsória – especialmente para idosos e crianças, tem gerado quadros de inquietação, depressão, irritabilidade e tristeza. Para quem vive situações de quarentena sozinhas, ou para quem busca oferecer um maior conforto para si ou seus familiares, Agnes e Samara, do escritório Casa Carvalho, listaram dicas que podem ser aplicadas de forma fácil em qualquer residência.
Mudanças rápidas que podem ser feitas em casa durante o isolamento social:
- Troca da iluminação ‘branco frio’ por ‘branco quente’;
- Substituição da roupa de cama sintética por peças 100% algodão;
- Aquisição de itens de mesa posta;
- Aquisição online de velas, incensos e essências;
- Vasos com plantas – vale sobretudo vaso + folhagem ou plantas secas, para quem não gosta de cuidar!
- Exponha quadros, porta-retratos, lembranças de viagens e itens que marcaram sua vida – uma decoração afetiva que faça sentido para você;
- Separe itens para doação e para descartar. Renovar é a palavra!
Em casas com idosos, confira 5 alterações que podem ser feitas para melhorar a acessibilidade e o bem-estar:
- Iluminação noturna com sensor ajudarão a quem se levanta à noite;
- Aplique fitas antiderrapantes nas escadas e pisos polidos;
- Utilize sinalização nas portas de vidro;
- Atente-se para a regulação na altura de armários e prateleiras;
- Instale barras de apoio portáteis para banheiro, quarto e locais de circulação.
Para residências com crianças, as arquitetas sugerem 6 mudanças que podem ser feitas pelos pais para que o ambiente fique mais atrativo e divertido:
- Use bancos e escadinhas para que a criançada te auxilie na cozinha e nas tarefas fáceis! Elas gostam de participar e este é um bom momento para serem envolvidas nas tarefas domésticas;
- As paredes lousa pretas já estão batidas, certo? E se contarmos que elas podem ser de qualquer cor? Qualquer tinta esmalte fosca funciona!
- Use puffs para deixar as crianças mais relaxadas nas atividades de leitura, na hora de assistir TV ou para contar histórias. Eles podem ser temáticos, coloridos e de formatos variados!
- Aposte nos tapetes com desenhos ou com jogos como amarelinha. O tapete é um item decorativo, mas pode servir para brincadeiras também;
- Ofereça elementos que soltem a imaginação da criança. As cabanas infantis têm ganhado um espaço na decoração de interiores e elas adoram;
- Faça um varal com os desenhos e pinturas delas e deixe-as expostas no quarto. Além de ser um item decorativo, criará um estímulo criativo na criança.
Para mais ideias, projetos e conhecer o escritório Casa Carvalho, acesse www.casacarvalhoarq.com, o Instagram @casacarvalhoarq, ou através do telefone 71 98158-0502.
Matéria: CRIATIVOS Imprensa


Na foto, Samara Carvalho e Agnes Carvalho | Foto: Anderson Freitas


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Reprodução
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Ítalo Borges
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Imagem de Gabriel Alva do Pixabay
BR-101 em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Divulgação
Image by VSRao from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Divulgação
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Video
Imagem de gonghuimin468 do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Reprodução
Reprodução
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Paul Brennan from Pixabay
Video
Imagem de Wilhan José Gomes wjgomes de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Camile Campos
Imagem de Musa KIZILAY por Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Foto: Eduardo Andrade Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso