O Banco do Nordeste lançou nesta última segunda-feira, dia 24, o Plano de Ação Territorial (PAT) do Turismo de Negócios, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o PAT se propõe a estruturar uma série de ações para o desenvolvimento do setor na região. A escolha do turismo como atividade prioritária para o território se deu, principalmente, pela convergência com os demais segmentos econômicos e as iniciativas já existentes promovidas pelos atores locais.
Para o doutor Tayrone Félix, professor que representa a UESB no comitê gestor do PAT Turismo, a escolha dessa atividade é muito importante para a região. “O Banco do Nordeste foi muito feliz ao escolher o turismo para o plano de ação territorial em Vitória da Conquista. A cidade já avançou muito nesse setor e ainda há muito a desenvolver. O Banco do Nordeste tem capacidade de conectar os parceiros para geração de emprego e renda nesse setor”, comentou.
Construído com a participação de parceiros institucionais como o Sebrae, Senac, Município de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o PAT Turismo visa fomentar a governança e combinar políticas públicas com potencialidades já identificadas no município. A partir da análise prévia do setor e o diálogo entre as instituições, o comitê gestor do PAT Turismo prevê ações como a capacitação dos profissionais envolvidos com a cadeia do turismo de negócios, focados em gestão de empreendimentos, utilização de mídias, estudos de mercado e atração de negócios.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.